segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Luto pela morte da felicidade




“O luto é destinado aos que amam amar. Vinga-se a pessoa que odeia amar, odeia continuar amando. É o encontro do mais extremo ódio com o mais extremo amor. A união de dois terrorismos”, Fabrício Carpinejar.

por Roney Moraes*

O país inteiro está de luto. Manifestação seja em movimentos nas ruas, nas chuvas ou nas fazendas, o ar da tristeza está estampado na cara do brasileiro. Face to face, via twitter. Em momentos assim que mostramos ao mundo quem realmente somos. Solidários porque sofremos com as dores dos “nossos outros”.

A tragédia em Santa Maria me fez relembrar Renato Russo quando diz em canção que os “bons morrem jovens...”.  Mas, até a melhor idade, os pais e amigos vão lembrar-se dos que se foram por toda a vida... “assim parece ser...” (sic).

O que dizer ao outro quando um ente querido é subitamente retirado da vida? Difícil a resposta. Cada um, cada família lida com o luto de forma singular, afinal, o luto não é somente a reação à perda de um ente querido. É também a manifestação do vazio de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como o país, a liberdade ou o ideal de alguém, e por aí vai. Daí o sentimento coletivo.

Essa tristeza afasta a pessoa de suas atitudes normais para com a vida, mas sabemos que este afastamento não é patológico, normalmente é superado após certo tempo e é inútil e prejudicial qualquer interferência em relação a ele. Por isso a importância dos rituais fúnebres para amenizar a ferida e facilitar a cicatrização da alma.

Não perdi nenhum parente na boate, mas, como já questionou Carpinejar em sua crônica: “quem não morreu?”.  Para mim faleceu a felicidade... Dos pais, da cidade, do estado e do país. Então estou também de luto.

Afinal, somos humanos e desejantes porque estamos sempre a perder... O Brasil está de luto pelos jovens de Santa Maria. A solidariedade e a fé caminham de mãos dadas para confortar o vazio deixado pelos que se foram aos familiares e amigos. Agora, resta o silêncio e o tempo.

*jornalista, psicanalista, articulista membro da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).