quinta-feira, 26 de março de 2015

Sobre a sexualidade



“Não posso ver mérito algum em se ter vergonha da sexualidade”, Freud.

No percurso para desdobrar conceitos sobre a sexualidade, me deparei com formas de conhecimento que transitam entre a anomalia e a separação. A confusão se faz presente na existência da diferença entre orientação sexual, identidade sexual e o exercício sexual. A orientação (que tipo de pessoa lhe atrai), a identidade (como a pessoa se vê) e o exercício (como, com quem ou com o que pratica).

Em tese, tudo se resume à identidade. Porque, se a orientação, a identidade e o exercício são, na verdade, subtipos da sexualidade, esta, ou este conjunto de significantes, forma a identidade singular do sujeito.

Conhecer o real significado de sexualidade torna-se uma questão complexa, pois, em alguns casos, não é reconhecida como “dispositivo histórico”, segundo Michel Foucaut, e tampouco como invenção social normatizada por saberes construídos historicamente.

Essa preocupação implica no reconhecimento da sexualidade como elemento da identidade individual e social. Isso não significa deixar de reconhecer os outros aspectos que definem o termo. Desse modo, o ponto de partida seria a análise da sexualidade como processo humano, social e identificatório.

Sexualidade, num aspecto amplo, é uma forma de identidade. Eu reconheço o outro ou me reconheço pelo gênero, prática, orientação e ideologia.

O preconceito em relação à prática sexual vai influenciar na constituição da identidade. Sob a forma de repressão ou propulsora de espírito combativo. A sexualidade, independente das “pressões” externas (Superego) ou internas (ID), é quem nós somos. Nem melhor, nem pior. Apenas singular. Diferentes uns dos outros.

@@@@@@@

Quase um século
“A comemoração dos 93 anos do PCdoB não é uma festa restrita às fronteiras partidárias. Todos os que amam o Brasil, a democracia e a justiça social, comemoram com os comunistas. Costuma-se dizer que se mede o grau de democracia no Brasil pela existência legal do Partido Comunista. De fato, o Brasil vive sua fase de maior democracia, e não por acaso o Partido também comemora em março deste ano, três décadas de legalidade, o mais longo período de atuação legal de sua trajetória”, trecho do editorial “PCdoB 93 anos: presente na história, construindo o futuro”, publicado no portal Vermelho.

@@@@@@@ 

Capacitação em Dependência Química



Continua neste fim de semana o Curso de Capacitação em Dependência Química para coordenadores, funcionários, líderes, conselheiros e voluntários, promovido pela Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) em parceria com a Associação Cultural para um Mundo Melhor (Amme), na localidade de Volta Redonda, - Jacigua - Vargem Alta.
O objetivo do curso é capacitar cerca de 40 pessoas inscritas no programa para compor o quadro de funcionários da “Casa Reviver” e nas novas unidades que funcionarão em outros municípios do estado do Espírito Santo.
Técnicos de Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Piúma, Ibatiba e Vargem Alta estão inscritos na formação que terá 120 horas divididas em aulas teóricas, práticas, atividades complementares e avaliação.
O curso de formação e capacitação da Reviver é conduzido por especialistas em Saúde Mental e Dependência Química, mestres, doutores capacitados com pós-graduação pela Ecsel e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Todos, membros da equipe técnica da Comunidade Terapêutica (Unidade Masculina Adulta) de Mimoso do Sul.

@@@@@@@ 

Almoço beneficente



No mês de abril, dia 12, a Associação de Apoio Terapêutico Reviver realizará um almoço beneficente para arrecadar fundos que serão destinados a manutenção das unidades da própria Associação, as Casas Lares, Sítio Reviver e Residência Inclusiva.
O evento social ocorrerá no Salão Paroquial à partir das 12h. O convite sai por R$ 20,00 e pode ser adquirido com qualquer um dos funcionários da associação ou em qualquer uma das unidades da mesma em Mimoso do Sul.
Contatos: (28) 3555-1475 ou (28) 3555 0779.

@@@@@@@ 

Pequeno/grande Cachoeiro



E a cidade da crônica (título concedido pela Academia Brasileira de Letras a Cachoeiro de Itapemirim-ES, por ocasião da II Bienal Rubem Braga, em 2008) com seu imponente Itabira completou 148 anos de emancipação política.

@@@@@@@ 

Difíceis, mas indispensáveis




A coluna antecipa a data (28/03) para homenagear os “técnicos” que materializam o pensamento do editor. Muitos acumulam a função. Os diagramadores! Representando a categoria, nosso amigo Wagner Gomes, o Waguinho. Sempre na “correria”. Parabéns!

@@@@@@@

Impressa