sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ENTENDENDO A CRISE DE FORMA SIMPLES


por Vavá do Ostim (Economista Internacional, poderia ser Grêmio)

Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou o que gerou a crise americana, segue breve relato econômico para leigo entender:
É mais ou menos assim:
O seu Rizzo tem um bar, no Sumaré , e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, Manél, Roney, Lareco, Barroso , Bawer, Vaguinho , Adrianio todos bêbados, "quase" todos desempregados ou quebrados.
Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Rizzo o Seu Renatin da Lurdi , um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível (rsrsr), e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia. Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS,OVERNAITE, BIRINAITI , BTN ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu RIZZO do Sumaré).
Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios (igual o do Framengo de 79), com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os pinguços do bar do Rizzo não têm dinheiro para pagar as contas, o que nunca foi novidade para ninguém , o Bar do Rizzo então vai à falência e...
Então, a chamada crise imobiliária americana, é que deram crédito até pra mendigos comparem imóveis financiados em 30 anos.... O problema é que a parcela do pagamento é igual ou menor que o valor de aluguel. Então o que a moçada fazia: financiava apartamento e quando queria se mudar simplesmente abondonava o imóvel e deixava de pagar as prestações. Não tinha avalista e garantia mesmo... Em resumo, comprar casa própria nos EUA é igual alugar: se você quiser se mudar, literalmente muda de endereço e deixa de pagar o último dono...
Aí sifu ... tudo... toda a cadeia de espertos tomaram na tarraqueta !
Taí um exemplo prático e fácil de entender a tão falada crise dos USA (mas não abusa).