quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sobre o Dia do Escritor


"O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado", Vinícius de Morais.


O projeto de autoria do vereador verde Júlio Ferrari que institui do Dia do Escritor me parece, num primeiro momento, louvável. Em Cachoeiro de Itapemirim, cidade conhecida por seus ilustres filhos ligados a cultura e por ser a capital nacional da crônica já deveria ter um momento de homenagem singelo como este. A única crítica que faço é quanto a data escolhida.
Está certo que dia 12 de janeiro marca o nascimento de Rubem Braga, mas convenhamos... Aposto que o próprio velho, se estivesse vivo, comemoraria suas bodas nas sombras e águas frescas de Marataízes.
Nesse período, a Atenas Capixaba se torna uma verdadeira sucursal do inferno, de tão quente. E não há terceira idade da Academia Cachoeirense de Letras ou qualquer outro que aguente a temperatura quase que venusiana da cidade. O sueco Anders Celsius que o diga.
Já que não tem outro jeito então o negócio é apelar para o trágico e velho bom senso. Por que não a data do falecimento do “Pai da Crônica Moderna”? É até mais poético. Pergunte a Milena. Ela endente mais desse assunto. Só que aí encontramos mais um problema. Braga faleceu em dezembro de 1990. E agora? Será que não há nenhum escritor que nasceu ou morreu no mês de junho? Rubem Braga tinha que ser, modéstia a parte, de Cachoeiro mesmo. Ele que era ranzinza quando vivo deve estar rindo da nossa cara agora que está do outro lado.
Mas temos que encontrar uma solução para a questão levantada neste espaço ímpar e ditatorial. Apenas eu e o presidente interino de Honduras podemos dar pitacos aqui. Então, voltando ao assunto eis que surge outro ilustre nome para ser referenciado com seu dia. Não nasceu em Cachoeiro, muito menos viria aqui ser homenageado em janeiro, nesse calor dos infernos. Que tal Vinícius de Morais? Por que? Ora! De tanto Velho Braga falar de Cachoeiro de Itapemirim em suas crônicas, o Poetinha logo interviu: “lá vem o Braga falando dessa Capital Secreta do Mundo de novo!”.
Portanto nosso mais oportuno título é de autoria de Vinícius. Então é só escolher a dada: 10 de outubro (uma primavera) para o nascimento ou 08 de julho (friozinho bom) para a morte. Vocês decidem.