domingo, 27 de novembro de 2011

Eu vou!


“Foge a razão perfeita a toda a extremidade, e deve a gente ser sagaz com sobriedade”, Jean Molière.

Se pensam que é sobre o Rock in Rio ou Festival de Alegre que vou falar hoje estão redondamente embriagados. Apesar de minhas “limitações” momentâneas sou compelido a participar ativamente do Retiro Espiritual com o tema “A espiritualidade dos doze passos da Pastoral da Sobriedade” que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de março de 2012, na Casa de encontro Santa Lúcia, em Gironda, Cachoeiro de Itapemirim. O Retiro será para os Agentes da Pastoral da Sobriedade, familiares, juventude e demais pessoas que se sensibilizam com a causa.

Eu, como bom amigo, convido a todos para que participem do Retiro, já que é de sobriedade que precisamos no próximo ano para escolhermos nossos representantes no legislativo e no executivo municipal. Mais informações na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O uso de entorpecentes constitui um grande problema atual que preocupa pais, professores, médicos e autoridades, pelos terríveis malefícios que causam ao indivíduo, à família e à sociedade. Como a droga leva, geralmente, ao vício e à dependência, o seu consumo é compulsório, independentemente da situação de cada um. Quem tem recursos adquire-a e quem não tem rouba para adquiri-la. A droga é adquirida e consumida a qualquer custo. O uso das drogas vem de um passado remoto.

“Nas civilizações antigas, como as da Índia, China, Pérsia e Egito, encontramos referências sobre o uso do ópio. Basta dizer que a maconha era conhecida pelos gregos há 5 mil anos e usada na China há 4 mil anos. A droga era usada para acalmar a dor, para provocar euforia nas orgias ou êxtase ou alucinações nos rituais religiosos. Até hoje, nas comunidades primitivas é usada com essa finalidade. A cocaína foi introduzida na Europa a partir do século XIX, cujo uso foi difundido por todo o mundo de forma abusiva. A maconha, conhecida na Índia há 2 mil anos a.C. foi transportada para o Oriente Médio, sendo posteriormente introduzida no Norte da África através das invasões árabes nos séculos IX e XII”, diz estudo sobre a difusão do Álcool e outras drogas.

Ainda segundo o levantamento, as drogas atualmente podem ser distribuídas como são cultivadas pelo mundo: ópio (Irã, Índia, Turquia, Laos, China e Ásia Menor); cocaína (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Chile, Argentina, Brasil); maconha (México, Colômbia, Marrocos, Líbano, Índia, Brasil); tabaco (Cuba, Brasil, Java, Sumatra, Estados Unidos, Turquia e Ásia Menor).

Essas informações são necessárias para que a sociedade possa entender melhor o problema e somar essas informações aos mecanismos de combate às drogas discutidas sempre em círculos e debates políticos.

A Organização Mundial da Saúde considera o dependente químico um doente, que deve ser tratado. A dependência por substâncias psicotrópicas pode ser estagnada com ajuda adequada. A prática de encerrar um toxicômano numa cela e deixá-lo sem assistência, sofrendo os efeitos da síndrome de abstinência, é tão cruel quanto ineficaz.

Hoje, além de medicamentos que aliviam os sintomas decorrentes da ausência da droga ou álcool, há também a redescoberta da espiritualidade. Despertar o sentido da vida à luz de uma experiência de Deus é de extrema importância para dependentes em recuperação. Por isso eu vou!

Sem querer entrar no mérito darwinista ou criacionista, se até um macaco tailandês prefere refrigerante, quem sou eu para questionar a preferência do primata asiático que escolheu uma bebida sem álcool do que algumas frutas que poderiam estar fermentadas. E pensar que de macaco e louco todo mundo tem um pouco! Desta vez estou com a macaquice.


Curtas & Grossas


Luva para leitura biométrica

O incansável prefeito da cidade mais chuvosa e quente do mundo acaba de enviar um revolucionário projeto de lei para a Câmara Municipal. O alcaide municipal garante que a iniciativa é inédita no país.

A partir de agora, pela nova lei, as empresas que utilizarem a leitura biométrica (digilitação das impressões digitais) para identificação dos clientes devem colocar à disposição destas luvas descartáveis. Segundo as considerações feitas para justificar a lei, o prefeito alega que pode ocorrer transmissão de microorganismos patogênicos de um usuário para outro, sem esta proteção. A lei ainda veta, categoricamente, as luvas apenas para um dedo. É que, apesar de apenas o indicador ser utilizado, o prefeito - que é da área de saúde - alega que o usuário pode se enganar na hora e, ou colocar a luva no dedo errado ou utilizar um outro dedo que não aquele protegido pela luva para fazer a leitura.

Capacidade de água em cada coco

Acaba de ser enviada à Camara Municipal mais uma iniciativa da prefeitura municipal visando garantir o direito do consumidor. O projeto de lei torna obrigatória a informação, numa etiqueta colada ao coco verde, da quantidade de água existente dentro do mesmo. A informação deve ser dada em mililitros (ml).

Armas de fogo

A prefeitura da Secret capital of the world abraçou a causa da retirada de circulação das armas de fogo. Para isto, a Guarda Municipal está percorrendo toda a cidade e recolhendo os lança-chamas que encontra. Várias destas armas foram encontradas num abatedouro de suínos. Apesar dos protestos dos donos, as armas foram devidademente (sic) recolhidas. Em entrevista, o prefeito disse estar muito contente com os resultados e espera que o governo federal lance campanhas para retirar das ruas não apenas as armas de fogo, mas também revólveres, pistolas e similares.


Curtíssimas

+ Na minha opinião, quem trabalha com panfletos tem é que se folder.

+ Colaboração Paulim da Ferrovia!

+ A coca sempre está presente nas festas da alta sociedade… Ela é uma droga muito refinada.

+ Por mais de 15 anos eu tentei acabar com o cigarro, mas quanto mais eu fumava mais eles fabricavam.

+ Deputado é vítima de infarto após ter contracheque trocado com professor.

+ Inté!