quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Literatura na berlinda?



“A cultura do futuro vai oferecer de pequenos aperitivos a universos complexos”, Alexandre Matias (Editor do Link, caderno sobre tecnologia e cultura digital, que circula às segundas-feiras no Estadão).

Creio que não! Nunca na história deste país ou de qualquer outro se citou tantos autores, talentos foram revelados na música, esquetes são acompanhadas ao vivo e informações brotam como erva daninha a qualquer momento e sobre qualquer coisa. Graças a Deus e a internet.

Teremos que nos preocupar com o “Fim dos Livros”, como previu o escritor Octave Uzanne em 1894? Os livros estão mais vivos do que nunca. O papel tem o seu charme e ainda a ajuda do filho bastardo dos conservadores, os famigerados “digitalizados”.

A versão digital é marginal, delinquente e irritante para a grande maioria dos ortodoxos da literatura medieval. O século XXI, tablet, blog, facebook, twitter são coisas demoníacas vindas das profundezas infernais da tecnologia moderna. Pós-modernidade então... Nem se fala.

Mas, para alegria geral da nação e dos novos leitores de hipertexto, a “bíblia” de Gutenberg também está em formato PDF.

É claro que nem tudo são flores na rede, mas dá para pescar peixe graúdo de vez em quando. Outro dia a página “Catraca Livre” divulgou uma mina de ouro dentro do site da Universia Brasil: mais de 500 livros para download gratuito. Entre títulos de comunicação, biografia de cineastas e clássicos da literatura, há muita coisa boa.

Na faculdade de Letras me disseram que a língua é viva, ora, se não está morta e produz literatura a tecnologia conseguiu prolongar suas energias. A literatura continua a mesma, não está na berlinda. Os leitores e o tempo é que são outros.

________________________________Entrelinhas____________________________

Artes
Durante a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da FDCI, que vai de 23 a 29 de outubro, haverá Exposição de Artes Plásticas por Geovania Castro Favoreto mãe da Thaís Favoreto, estudante do 2º ano da FDCI.
   
Nesta sexta, dia (04), tem rock no bairro Coronel Borges



Seminário
O curso de História do Centro Universitário São Camilo promove entre os dias 1 e 4 de outubro, o VIII Seminário de História, que este ano, apresentará a temática “Olhares e Indícios”.

Bienal
Na semana passada, representantes do Conselho Municipal de Cultura e da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) discutiram sugestões para a programação da Bienal, que deverá ser apresentada ao público em meados do mês de dezembro.
  
Curtas
+ Sexta (04) tem Gardenia Marques, exposição de livros "Receitas de Sucesso", do Hospital Evangélico, e sorteio de um book fotográfico do Stúdio 75. No Shopping Cachoeiro.
+ Marilia Vilela de Medeiros Mignoni faz o lançamento da sua obra "A Sétima Conquista" no dia 15 de outubro, às 19h30, no restaurante Bistrô, em Cachoeiro.
+ "Podemos fazer uma pequena revolução em nome de uma vasta e longa literatura, que pode ser lida em conta-gotas pelos 140 caracteres do Twitter", Márcia Tiburi.
+ Até!