segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cachoeiro terá polo de formação em Psicanálise


“O intelecto nunca descansa até conseguir audiência”, Sigmund Freud.

Os interessados pela teoria freudiana não precisam viajar longas distâncias para fazer uma Formação em Psicanálise de qualidade. No dia 14 de março, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), em Cachoeiro de Itapemirim-ES, acontece o seminário de Introdução à Psicanálise e informações sobre o Curso de Formação e Pós-graduação em Psicanálise. A entrada será franca destinada a profissionais e graduados nas áreas da saúde, humanas e educacionais.

A formação é oferecida em Cachoeiro pela Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória (programa da Associação Capixaba de Psicanálise – Acap e credenciada no Sindicato dos Psicanalistas do Espírito Santo –Sindpes).

Assim, o ingresso ao Programa de Psicanálise está aberto para a aceitação de profissionais graduados em várias áreas do conhecimento humano, sempre com critérios estabelecidos pela Comissão de Ensino baseados no texto do próprio Freud: "A questão da análise leiga".

Estudantes que estiverem no último período de suas graduações poderão iniciar o curso que, além disso, terão a possibilidade de concluir uma pós-graduação junto com a formação em psicanálise.

A formação em psicanálise no sul do estado terá suporte de analistas cachoeirenses ligados à Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees). Pretendemos trazer os melhores professores e analistas do estado e do país para uma formação sólida e dentro dos padrões internacionais.



A Escola Freudiana

A Escola Freudiana de Vitória desenvolve uma formação sustentada fundamentalmente na análise pessoal dos postulantes para habilitá-los à prática clínica. Análise pessoal, ensino e supervisão. São os três pilares que regem as diretrizes básicas da Acap, fundamentados no Tripé analítico proposto por Hanns Sachs e aprovado em uma das reuniões de quartas-feiras pelo primeiro grupo de discípulos reunidos por Freud.

De acordo com os professores, o ensino é feito através da teoria e da técnica psicanalíticas, bem como, em um estágio mais avançado, além da supervisão de casos e diálogos sobre situações clínicas que integram esse processo formador.

O participante é estimulado a participar da vida institucional, tanto nas atividades de pesquisas científicas quanto culturais, já que se compreende a formação do psicanalista não somente como um desenvolvimento intelectual, mas, especialmente, como um crescimento emocional. Para atingir este objetivo, toda a formação busca promover uma abertura às diversas formas de pensamento e ao convívio com as diferenças.


Informações

Seminário gratuito sobre a formação em psicanálise
Dia 14 de março de 2015, às 9h, no Sitesci.
Rua Araújo Machado, 17, Cachoeiro de Itapemirim (ao lado do INSS)

Contato: (28) 99926-9572 ou roneyamoraes@gmail.com