domingo, 24 de janeiro de 2016

Outro olhar para Reviver



“A prática da inclusão social repousa em princípios como a aceitação das diferenças individuais”.

Embora as organizações da sociedade civil de caráter público existam há muito tempo, estas, curiosamente, não eram reconhecidas como pertencentes a um setor específico da economia. O Terceiro Setor, no qual se enquadra a Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR), é considerado hoje, ao lado do Estado e do setor privado, um importante sustentáculo da sociedade moderna. E quem atua na área conhece os benefícios de um programa que, sempre voltado a servir o próximo, traz resultados surpreendentes.

Na análise diária por busca de soluções que auxiliem nossos acolhidos a superar os obstáculos que encontram no seu dia a dia, há, no entanto, que desenvolver uma visão crítica perante as desigualdades sociais e possibilitar  assim, o recomeço de quem precisa de uma segunda chance, de um carinho, de um aconchego. Por isso, trabalhamos em comunidades, em lares!

No fim do ano passado, o presidente da AATR, Padre Gilberto Roberto Silva, reunido com a maioria dos funcionários, na manhã de 24 de novembro de 2015, no Recanto Verde, em Mimoso do Sul, solicitou a cada presente no encontro de capacitação que fizesse um texto respondendo a seguinte pergunta: por que eu trabalho na Reviver?

Trabalhar na AATR, segundo os colaboradores, funcionários e coordenadores das Casas Lares, para idosos; Residência Inclusiva, para deficientes; e Comunidade Terapêutica, para dependentes químicos; é atuar para garantir cidadania de vulneráveis. Promover a integração social é desenvolver o espírito de solidariedade.

Em resumo, poderíamos transformar em palavras o que foi solicitado pelo presidente? Sim! Com AMOR, CARIDADE, ESPERANÇA, VIDA, FAMÍLIA, APREDIZADO, SOLIDARIEDADE, IMPORTANTE, CUIDADO, PROVIDENCIAL, SOCIAL, ACOLHIMENTO, GRATICANTE, FÉ, LUZ E TRANSPARÊNCIA, o trabalho na Reviver, ofuscou o a grandiosidade do “desafio” e da  “luta”.

Buscar palavras que se traduzam em melhores condições de vida para os acolhidos, na igualdade de oportunidades para todos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos funcionários, são maneiras de enxergar. De ter outro olhar sobre a situação e um bom caminho para o trabalho em busca do desenvolvimento interpessoal.

A prática da inclusão social repousa em princípios como a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem através da cooperação.

Em suma, a Casa Reviver está além de um espaço para o trabalho. É um ambiente fraterno e familiar pautado no reconhecimento das diferenças.