segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Formação aberta e rigorosa



"Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás", Che. 
Apesar das pressões morais, algumas legítimas, de muitos profissionais da área da saúde,
a ocupação de psicanalista em nosso pais é livre e qualquer pessoa que possua nível superior pode entrar num programa de formação, clinicar e trabalhar legalmente com a psicanálise.

O estudo é aberto para todos os interessados. Isto quer dizer que a formação em psicanálise não é exclusiva dos médicos ou psicólogos. Porém, infelizmente, a psicanálise foi bastante divulgada em nosso país e inúmeras entidades pensando somente nos interesses financeiros passaram a ministrar cursos e desenvolver trabalhos sem qualidade o que acabou chamando a atenção de forma negativa para a técnica e formação psicanalítica.

Para saber se o curso de formação tem excelência é preciso ser cauteloso na escolha da escola. Algumas dicas para quem tem interesse na formação são imprescindíveis, como se os membros da escola são analisados, se há grupos de estudos permanentes, quantas associações, núcleos ou escolas são associadas, qual base teórica... E por aí vai.

Por ser uma educação livre muitos podem achar, erroneamente, que a formação em psicanálise é por etapa formal. Ledo engano. Há, na verdade, uma série de critérios para que os estudantes tornem-se analistas. A principal delas é a análise pessoal dos candidatos. Sem isso, não importa se o sujeito fez cinco ou dez anos de estudos teóricos ou se tem três ou quatro faculdades, especializações, mestrado ou doutorado. Isso é importante, mas a transmissão segue um protocolo universal que passa, sem sombra de dúvida, pelo consultório.

Depois, a supervisão e o complemento teórico dão um toque especial na análise didática sobre a formação do analista. A formação livre em psicanálise parece, mas não é simples. Algumas escolas reconhecem os estudos de outras instituições e podem complementar a carga horária, mas isso depende dos didatas de cada escola.      


Nós, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise (NEPP), propomos uma formação aberta, livre. Mas, extremamente rigorosa. Qualquer um pode candidatar-se a ser analista, desde que  tenha nível superior e esteja em análise.