quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estados Desunidos do Brasil


“Unir para desunir, fazer para desfazer, edificar para demolir, viver para morrer, eis aqui a sorte e condição de natureza humana", Marquês de Maricá.

O embate em torno do pré-sal já virou novela das oito. Os três estados “produtores” do sudeste não querem repartir o bolo com o resto do país e a questão dos royalties ainda vai dar pano pra manga.
Depois que Hartung, Serra e Cabral se reuniram com Lula, agora os governadores do nordeste contra-atacam querendo formar uma aliança em prol dos dividendos provenientes dos estados produtores.
Acho que apesar do impacto sócio-ambiental que o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo vão sofrer não justifica a falta de solidariedade com os demais governos. Somos ou não somos uma federação?
O que os governadores querem é voltar ao tempo dos Estados Unidos do Brasil, onde cada um vive por si e Deus por todos. Não é assim que a coisa funciona. Diminuir a diferença entre o centro comercial e as periferias deveria ser prioridade entre PSDB e PMDB.
Aqui temos dois entraves. Um (o PMDB) da base aliada do governo e outro (PSDB) de oposição, mas que levanta a bandeira social-democrata. Os estatutos dessas siglas, na teoria, poderiam acabar de vez com todos os problemas que assolam o país. Agora, a prática... São outros quinhentos.
Se os dois governadores peemedebistas (Paulo Hartung e Sérgio Cabral) seguissem a linha governista, Serra ficaria sozinho e isolado nas garoas de São Paulo. A conclusão é que as apostas para sucessão presidencial já começaram nos bastidores.
Se Monteiro Lobato estivesse vivo aposto que estaria dizendo "eu te disse Narizinho". Ele defendeu que no Brasil habia petróleo, apesar de Getúlio Vargas mandar prendê-lo. Hoje a briga é outra...
Daqui alguns anos, além do pedágio vergonhoso das estradas federais e estaduais, vamos ter que tirar passaporte para atravessar as divisas de um estado para outro. Já que é assim, porque não gritar logo de uma vez: “Independência ou morte”!