quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Burocracia é coisa de pelego



“Político é igual lagosta: tem casca dura, merda na cabeça e vive nas costas do Brasil”.

É culpa da burocracia. Essa palavrinha que atravanca o funcionamento dos setores públicos em nosso país. Tivemos um bom exemplo disso na Capital Secreta do Mundo: os professores que tentaram sacar o abono no final de semana nos caixas eletrônicos deram com os chapéus de burros n´água.
O governo prometeu que sairia no sábado. Fez até propaganda no informativo eletrônico oficial. Mas só às vésperas do pagamento descobriram uma “falha técnica” no sistema operacional. Acho que foi problema de “junta”, se é que vocês me entendem...
Sobre a burocracia que impede o andamento das ações governamentais um ícone de toda uma geração de esquerda dizia que “(...) a burocracia estatal existia na época dos regimes burgueses com seu cortejo de bajuladoes e lacaios, já que a sombra do pressuposto medrava um grande número de aproveitadores que constituíam a ‘corte’ do político do turno (...)”. Esse é um trecho de um artigo publicado na Revista Cuba Socialista em fevereiro de 1963 por Ernesto “Che” Guevara. Será que alguém do Palácio chegou a ler isso ao menos uma vez? Acredito que sim.
E para dizer que não falei das flores, há muita gente no Partido dos Trabalhadores (gente que quer ver a coisa funcionar apesar dos trâmites legais) que deveria ser ouvido mais pelos “cabeças”. Não somente os “cabeçudos” têm que dar palpites.
O que parece é que esqueceram de ler a cartilha. Não adianta dar discursos religiosamente programados se aqui em baixo o catecismo é outro. O problema do abono é só mais um no meio de tantos outros que acompanhamos pelos noticiários, como promessa de creche em agosto que só vai funcionar em dezembro, e por aí vai.
Enquanto essas burocracias não forem eliminadas de vez não há previsão para o funcionamento adequado da máquina. E para finalizar, burocracia é coisa de pelego.