segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Seis é o número, primo!



(...) tiraram mais seis do papel. Só que para soprar a garantia de permanecer no cargo em suas próprias narinas.

Seis é um número mágico. No sexto dia Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. E no dia 06 de setembro os vereadores de Cachoeiro, num ato divino, majestoso e excelentíssimo aprovaram a lei que aumenta em mais seis a quantidade de vereadores na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. De 13 passam para 19 assentos na próxima legislatura.
Enquanto Javé fez um Adão do barro, os 10, dos 13 descendentes dos apóstolos (alguns parentes próximos de Iscariotes), tiraram mais seis do papel. Só que para soprar a garantia de permanecer no cargo em suas próprias narinas.
Eles poderiam chegar em até 21 vereadores. Tudo muito bem. 2 + 1 = 3 e 3 + 3 = 6...
Estariam os atuais edis aumentando em 6% suas chances de reeleição? Alguns já têm certeza absoluta de que a porcentagem é de 600%. Seiscentos não era a idade de Noé quando veio o dilúvio? De “gaiola”, como diria o mestre Joel Pinto, para “arca” basta a qualidade da madeira e da lei. É muito cálculo, teologia e jurisprudência para um cronista só.
Em caso de representação popular, do jeito que a maré vai só nos resta a extinção. Estou falando metaforicamente do fim da opinião pública. Porque nem o PT, muito menos os vereadores estão preocupados com ela. Os três jornais diários, mais os três sites de notícias... Lá vem o seis de novo. Sem contar nas duas TV´s, duas rádios AM, e as duas revistas semanais (seis!) não estão sendo observados adequadamente.
Os assessores diretos dos legisladores municipais deveriam orientar seus chefes quanto à terceira máxima de Maquiavel, que diz: “é preciso enfraquecer os poderosos, agradar aos súditos, manter os amigos e proteger-se dos companheiros”. Mas, pelo andar da carruagem, eles preferem a sexta máxima (tinha que ser...): “mais importante do que ser é parecer ser”. Ou seja, não é necessário ter todas as qualidades, mas parecer tê-las. É perigoso ter inúmeros talentos. O melhor é fingir que os têm, assim não causará efeito nenhum como seis menos seis é igual a zero. Esse número me lembra esquerda (ih! Deixa pra lá).
Já diz o ditado em latim (só pra complicar) vox populi vox Dei. Se a voz o povo é a voz de Deus, para os políticos, a opinião pública é a trombeta sucupirana do apocalipse. E em se tratando de profecias... Pode crer que dos 10 que escolheram aumentar mais seis poucos serão os escolhidos no pleito de 2012.

OBS: É preciso aumentar a cota de mulheres na Câmara. Pois, em caso de dilúvio, ou outra catástrofe (pode ser no trânsito mesmo) perpetuar a espécie só se houver representante do sexo forte (frágil é o lobo mau que a vovozinha comeu faz tempo!). Desta vez escolham uma mulher que tenha magnitude, utilidade, lealdade, honestidade, estratégia e respeito com o dinheiro público.