terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Deus criou os EUA para dominarem o mundo"



"Heroísmo no comando, violência sem sentido e toda detestável idiotice que é chamada de patriotismo - eu odeio tudo isso de coração", Albert Einstein.

por Roney Moraes*

Piada pronta! Isso não é discurso. Na Carolina do Sul, o candidato republicano apelou em seu discurso dizendo que Deus criou os Estados Unidos para dominarem o mundo. Disso, os militantes de esquerda da América Latina já sabem há décadas.

Em sua fala ele se refere a um século de domínio americano e ainda ousou ignorar instituições como a Organizão das Nações Unidas (ONU), como foi feito por seu antecessor republicano George W. Bush na guerra contra o Iraque.

Para ele, trabalhar com outras nações é secundário, uma vez que pensam no direito de agir sozinhos para proteger os interesses do país. Em sua megalomania disse "quando a América está forte, o mundo fica mais seguro".

Talvez pelo símbolo oficial do Partido Republicano ser um elefante, o candidato pensa que é grande e poderá, se eleito, interferir em qualquer território. Talvez devessem dizer a ele que os países emergentes são os donos do mundo agora. Não há espaço para o imperialismo hoje.

* Jornalista, psicanalista, professor e cronista membro da ACL.