terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Por que muitos se sentem mal nas festas?


"Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte", Freud.
Num fórum psicanalítico sobre as festas de fim de ano surgiu a questão: por que muitas pessoas se sentem mal nas festas natalinas e de ano novo? Reclamam ou tentam escamotear estes eventos com objeções a um comportamento um tanto eufemista da realidade?
Bem, para início de conversa, o termo eufemista da realidade significa que ela, a própria realidade dura, cruel e implacável, seria substituída por uma inconsciência coletiva de suavidade, nos moldes junguianos.
O que acontece, ou pode acontecer, como no meu caso em particular, é a pessoa perder um ente querido às vésperas das "boas" festas. A data, por um longo período, pode trazer à tona um sentimento de luto.

O processo de luto, na ótica freudiana, por sua vez, se realiza através do teste de realidade, que ao evidenciar reiteradamente que o objeto não mais existe, exige que a libido se desprenda do objeto perdido. Entretanto, sublinha que esta exigência não é fácil de ser cumprida. As pessoas tendem a se agarrar insistentemente a seus investimentos libidinosos e não abrem mão de suas ligações mesmo quando outro objeto se apresenta a elas.

Há um conjunto de expectativas quanto às comemorações de fim de ano. Troca de presentes, socialização e outros. Por mais que racionalizamos um mal estar, o que vale é o que sentimos. Dar algo sem querer nada em troca não tem preço, e faz bem.
É um exemplo típico de Fato Social, conforme Durkheim descreve. O Natal é algo que  envolve todos, do exterior ao interior do indivíduo. Não dá pra escapar! Quando não podemos fugir ou nos sentimos mal quando tentamos ser diferentes da maioria.
Na verdade é preciso olhar para frente e buscarmos no simbolismo da mudança perspectivas para um recomeço esperançoso e cheio de metas. Conforme uma frase natalina, "Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e o seu Ano Novo cheio de esperança".