quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Governo abraça comunidades terapêuticas




Caps/AD ou Creas poderão encaminhar dependentes para tratamento em CT’s custeado pelo governo do ES

A comitiva da Coordenação Estadual sobre Drogas (CESD), vinculada à Secretaria de Estado de Governo (SEG), esteve nesta terça-feira (20) em Mimoso do Sul para anunciar, em audiência pública, realizada na sede da Câmara Municipal, o credenciamento das comunidades terapêuticas (CT’s) do Espírito Santo na Rede Abraço.

Na oportunidade, o coordenador estadual sobre drogas, Ledir da Silva Porto, falou sobre a inauguração do Centro de Acolhimento em Vitória, órgão que vai encaminhar e custear o tratamento de dependentes nas CT’s. No sul do estado, o centro poderá funcionar no Creas ou no Caps/AD em Cachoeiro de Itapemirim.

Ledir Porto esteve acompanhado da gerente de municipalização e divulgação da Política sobre Drogas, Gisela Vivacqua Belotti, e o gerente de Capacitação, Articulação e Divulgação, Robson Rangel Gonçalves. A comitiva visitou a Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) e conheceu o trabalho que a equipe técnica realiza na recuperação de dependentes químicos.

Com esta iniciativa, as comunidades credenciadas na Rede Abraço poderão acolher pessoas que não teriam condições de arcar com o tratamento. Qualquer comunidade terapêutica pode se cadastrar se estiver de acordo com as exigências do edital que pode ser acessado no site www.seg.es.gov.br.


Meu pequenino Cachoeiro

Apesar de abrigar o Caps/AD, clínicas psiquiátricas e outros órgãos governamentais ou não, Cachoeiro de Itapemirim está longe de ser referência em tratamento para dependentes químicos. Os esforços do Conselho Municipal são muitos, mas esbarram na burocracia e na falsa sensação de que o que já existe está bom ou é bem feito.

Por outro lado, o Comad de Mimoso do Sul é muito mais atuante. Vai paras às ruas e faz campanhas todo o mês, sem falar que no município, com cerca de 30 mil habitantes, as comunidades terapêuticas e acolhem dependentes de todo o Brasil.

Por incrível que possa parecer em Cachoeiro não há sequer uma CT decente e que está apta para receber recursos da Rede Abraço.  Portanto, acho que, apesar de ter a maior demanda do sul, a Capital Secreta não tem condições ainda para ser a sede do centro de triagens. Para onde iria enviar os dependentes? O mais razoável é que o Centro de Acolhimento seja em outro município.

Cachoeiro age como se fosse grande centro, mas sua pequenez pode ser vista de longe. Porém, não há necessidade de desespero. É preciso articulação e criação urgente de uma secretaria especial para Políticas sobre Drogas. Este seria o ponto de partida para focar exclusivamente no que interessa, retirando dos ombros da Saúde ou da Assistência várias o que não lhes competem.