segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vai um cafezinho?


“Acendeu um cigarro e foi em busca de um café preto, amargo, tudo o que ele poderia oferecer para o seu corpo no momento: uma dose do próprio sentimento”, Julia Caliman.

Nesta quarta-feira (23), O Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP) da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) vai realizar a primeira edição do “Café Psicanalítico”. O evento, com entrada franca, será realizado no espaço Bookafé, no bairro Amarelo, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, a partir das 18h30. Dois temas debatidos durante o ano no NEP serão levados ao público: “inconsciente coletivo” e “psicanálise no mercado de trabalho”.

Segundo artigo “Psicanálise: A mente segundo a teoria de Sigmund Freud” (Noções básicas de Psicanálise - Charles Brenner - Editora Imago 5ª Edição), o método se popularizou de tal forma que suas teorias são, muitas vezes, veiculadas de modo errôneo, como tudo que passa por um processo de grande divulgação, em especial numa sociedade de massas como a nossa.

Assim, é preciso esclarecer o significado dessa expressão. O que é psicanálise? Em primeiro lugar, uma teoria que pretende explicar o funcionamento da mente humana. Além disso, a partir dessa explicação, ela se transforma num método de tratamento de diversos transtornos mentais. Maiores detalhes com açúcar ou adoçante.

Nos formamos em várias instituições e este convívio com troca de experiências é muito importante. A Associação tem a finalidade de capacitar, promover o encontro, resguardar, bem como lutar pelos direitos de atuação, promoção e diferenciação da psicanálise das demais psicoterapias.

Há uma dificuldade do público leigo em diferenciar os profissionais psi. A princípio, mesmo que outros utilizem teoricamente o termo, o psicanalista é o único terapeuta que trabalha considerando a presença e ação do Inconsciente. E para fazer um curso de formação, na maioria das escolas, bem como ser membro Pesquisador ou Profissional, o candidato tem que ter nível superior, além da formação em Psicanálise, que dura cerca de dois anos.

Independente da escola psicanalítica, primamos por filiar na Apees profissionais atuantes e estudantes que, para a sua formação, cumpriram todos os requisitos, com cursos teóricos, supervisão de casos e a análise pessoal.

Neste primeiro “Café”, convidados experientes, como Carlos Roberto Almeida, que é psicanalista e presidente do Sindicato da Saúde, e José Gomes da Silva Neto, psicanalista e presidente do Conselho Brasileiro de Psicanálise, conversarão sobre o olhar analítico relacionando teorias psicanalíticas com temas contemporâneos.


Saúde!