quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As conquistas de Marilia



“Ficamos olhando e rindo porque ele é tão pequenininho e pula alto” - TARDE PRIMAVERIL- Marília Mignoni.

A segunda quinzena de outubro é, para muitos, motivo de contestação porque o sol nasce mais cedo, em contrapartida somos presenteados com mais uma obra cachoeirense.  Marilia Vilela de Medeiros Mignoni chegou à sétima conquista em um evento repleto de amigos e admiradores, como relatou a jornalista Regina Monteiro em sua coluna.
No dia 15 a doutora Marília encantou o público presente que foi adquirir o livro de crônicas “A Sétima Conquista”. Ela demonstrou resistência na maratona de autógrafos. Até sugeri que escrevesse uma crônica. Que audácia a minha, mas, também, não pude perder a oportunidade de importunar meu grande guru Antônio Miranda, que comprou uns vinte livros e causou congestionamento na fila para os autógrafos. O prefeito e a primeira dama estiveram lá. Uma coisa é certa, jamais será convidado para ser secretário de trânsito do PT.
Mas a fila não incomodou. Comigo, no início, esteve doutor Sergio Damião. Roberta revezava, ora em pé, ora nos quitutes, e o papo com Marilene Depes estava ótimo. Acho que, tirando as crianças, somente eu e Alcélio Monteiro aderimos ao refrigerante. Não vimos a hora passar... E com o brilhante trabalho de Marília a conquista mesmo será do asilo "Adelson Rebello".
Como disse a poetisa Isaura Theodoro, o sete é um número repleto de significados, mas o significante é que a autora, sem duvida, conquistou e fez com que a conquista chegasse a quem realmente necessita. Bom demais!


Centenário do Poetinha

Neste fim de semana o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, também homenageia o centenário de Vinícius de Moraes (1913 - 1980), comemorado nacionalmente no último sábado. Alunos do Darwin celebram a vida e a obra do artista em tom de humor com a peça ‘Morreu...e aí?’. A apresentação é sexta-feira, às 19h30.

Leituras dramáticas

O ator Luiz Carlos Cardoso inicia a Oficina de Leituras Dramáticas com os alunos do Ponto de Cultura "Escola de Teatro Darlene Glória" em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Por dois meses, ele estará produzindo com jovens algumas leituras para apresentação final no centro da cidade. A ação faz parte do IV Festival de Leituras Dramáticas Capixabas cujo projeto foi aprovado pelo edital 040/2013 da Secult.

Lançamento
Na semana que vem será a vez de Salmo Calazans fazer o lançamento de sua obra "Eu Sou", na FDCI, no Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, em comemoração à 17ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB).


Ai de ti, documentário

Matéria da Veja sobre o documentário “Rubem Braga: Olho as Nuvens Vagabundas” diz que é uma decepção do primeiro ao último take. Este é primeiro longa do diretor André Weller (diretor de arte dos curtas Domingo de Páscoa e Asfixia).  “Justamente no ano em que o maior cronista brasileiro completaria 100 anos, ele ganha um presente de grego, um filme muito aquém da sua estatura”, relata o jornalista Diego Braga Norte.

Ai de ti, documentário II
Não há menções significativas ao passado de Rubem Braga em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, nem da passagem – decisiva para sua carreira – por Minas Gerais. Um dos momentos mais interessantes (e pouco conhecidos) da carreira do cronista é a sua cobertura da Segunda Guerra Mundial, na Itália.

Curtas & Grossas
+ Café Psicanalítico realizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) foi um sucesso.
+ Artefato pronto. Apenas um pequeno detalhe para impressão. Breve encartado no Fato.
+ Público compareceu para discutir os temas “inconsciente coletivo” e “psicanálise no mercado de trabalho”.

+ E por falar em crônica, a exposição itinerante de Rubem Braga vai perder o ar em Cachoeiro.