segunda-feira, 24 de março de 2014

Exposição com obras de 17 cronistas




Nesta terça-feira (25), às 18h, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lança a exposição “A Ferrovia que cria conexões – do passado ao presente – na crônica da vida”. A mostra reúne no Museu Ferroviário Domingos Lage textos de 17 cronistas locais, em comemoração ao aniversário de 147 anos da Emancipação Política do município.

Os autores foram escolhidos por uma comissão que contou com o apoio de professores da área de Linguagens do Centro Universitário São Camilo. Todos são contemporâneos e tratam de temas diversos.

“É uma forma de juntarmos a literatura com o cotidiano da vida e, ao mesmo tempo, valorizarmos o espaço cultural”, acredita a secretária municipal de Cultura e uma das cronistas selecionadas, Joana D'Arck Caetano.

A exposição vai ficar aberta ao público por um ano, com entrada franca, em um dos espaços culturais mais visitados e representativos do município. Ela sucede a mostra “Os filhos de Cachoeiro”, que foi lançada há um ano atrás, no dia 25 de Março, também em comemoração à data. Reunia caricaturas de personalidades locais, como D. Laurinda e D. Canuta, com a biografia de cada uma delas.

Em 2013, 8.885 pessoas visitaram o museu, que fica na Estação Ferroviária inaugurada em 1903. Localizado no Centro da cidade, o prédio mantém as características da construção e o acervo das atividades ferroviárias no município. São registros fotográficos, documentais, móveis e um torno que era utilizado para construir peças de reposição da linha férrea e das locomotivas.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A visitação ao acervo é gratuita e aberta ao público em geral. Para visitar aos finais de semana e feriados, é necessário realizar agendamento prévio, pelo telefone (28) 3155-5221.

Saiba mais sobre a emancipação

Embora a festa da cidade seja realizada em 29 de junho, Cachoeiro de Itapemirim emancipou-se do município de Itapemirim no dia 25 de março de 1867, data da instalação da Câmara Municipal. Foi em 1938 que Newton Braga instituiu o "Dia de Cachoeiro" (29 de junho), quando também se festeja o padroeiro da cidade, São Pedro.

Os expositores:
Aline Dias
Ana Beatriz Miranda
Ariette Moulin
Breno Callegari
Célia Ferreira
José Carlos Gualberto da Conceição (Dadá)
Felipe Bezerra
Fernanda Barata
Francielly Cesário
Gustavo Lins
Joana Darck Caetano
Luciana Fernandes
Maria Gabriela Veridiano
Paulinha Garruth
Roney Moraes
Rosângela Venturi
Sérgio Damião