sábado, 12 de abril de 2014

A respeito da melhor idade




"Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?", Confúcio.

Não seria necessário um aparato de leis que obrigassem os mais jovens a respeitarem os idosos. Era para ser uma questão moral. A maioria das pessoas age como se ninguém fosse ultrapassar o limite imaginário das fases da vida. O tempo não distingue classe social ou outra coisa semelhante. Envelhecer não é o problema. Avançar com dignidade, sim.

A expectativa de vida da população na América Latina e no Caribe aumentou 22 anos desde 1980, e a previsão é que continue crescendo nessa mesma proporção até 2050. De acordo com o especialista em saúde, nutrição e população do Banco Mundial, o boliviano Fernando Lavandenz, em 2035, o número de idosos com 60 anos ou mais na região deve superar o de pessoas na faixa de 0 a 14 anos.

Mesmo sem estes dados, e já focando na qualidade de vida daqueles que estão mais vulneráveis, destaco as iniciativas que valorizam o idoso, como o Movimento de Cursilhos de Cachoeiro, que assumiu a direção do Lar João XXIII; a Vila Aconchego, da dedicada e competente gerontóloga, Marilene Depes e a Prefeitura de Mimoso que, junto com a Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR), assumiu a responsabilidade e arregaçou as mangas para que a Casa Lar funcionasse de fato.

Já aprendemos muito com essas pessoas (do Cursilho, Vila Aconchego e Casa Lar) como se deve tratar o idoso. Só pelo exemplo, sem estatuto ou cartilha obrigatória. E poderíamos ir mais longe se voltarmos nossos olhos esbugalhados para o oriente, que trata os seus com respeito e atenção pela vasta experiência acumulada em seus anos de vida.

São tesouros vivos. Ao depararmos com o período clássico observaríamos que o ancião sempre ocupava uma posição de destaque e era sinônimo de sabedoria e admiração. Que voltemos nossos pensamentos para essas culturas para valorizar o que se tem de bem feito. Um dia, quem sabe, eu e você estaremos mais experientes e, ainda bem, que pessoas com espírito solidário sempre deixam o seu legado.