segunda-feira, 30 de junho de 2014

Escrever compensa


“O escritor é um leitor do pensamento e um repórter da imaginação”, Sabugo.

Trabalhar durante quase duas décadas profissionalmente com o ofício da escrita não é para qualquer um. Principalmente se for pelo salário. Mas o bom escritor não liga para o que está fora de seu “mundo fantástico”. Macaco, praia, carro, jornal e tobogã? (já disse o cantor) Tudo isso é um saco, mas há ressalvas, e como na gramática, toda regra tem sua exceção e o jornal é uma.

Não seria a faculdade o ambiente propício para a difusão do saber? Digo-vos, caros incrédulos leitores, que há um ofício que se iguala e ouso até dizer que supera, algumas vezes, a avalanche teórica: o jornalismo.

O que é e o que não é literário se entrelaçam como dois amantes. Contudo, frequentemente estão em conflito. Rompantes furiosos e violentos dignos das páginas policiais acontecem entre ser e, ao mesmo tempo, não ser. Eis a questão: o reconhecimento é a recompensa da prática? Responder não é preciso, pois, cada coisa no seu tempo. Este sim é preciso.

Quando digo jornalismo esqueçam os microfones, confetes, periquitos e papagaios. Estou descrevendo a labuta da escrita, a apuração, o prazo, a forma, o estilo, a opinião e, quem sabe, a literatura.

Toda essa pompa literária (na melhor das intenções) para finalmente fazer uma coisa: homenagem aos escritores capixabas. Mesmo aos que chegaram às “linhas” fora dos trilhos do jornalismo e que realmente são merecedores da Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga.


O ser e o estar se misturam num sentimento confuso e prazeroso. Ser escritor e estar entre os trinta indicados pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, ainda mais pelo próprio proponente, não tem preço. O valor é, sem sombra de dúvida, sentimental!

-----------------------------------------

Escritores capixabas homenageados 
com Comenda Rubem Braga



Proposta pelo deputado estadual Glauber Coelho, honraria será entregue na próxima quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa
Na próxima quarta-feira (02), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo vai prestar homenagens a escritores espíritossantenses de vários municípios do Estado, com a Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga. A honraria é de iniciativa do deputado estadual Glauber Coelho (PSB) para destacar o trabalho de autores nos mais diversos estilos literários como crônicas, contos, poesias, entre outros.
A homenagem foi proposta em 2013 para comemorar o centenário do escritor cachoeirense, marcado por inúmeros eventos culturais. “A comenda celebra a memória de Rubem Braga e prestigia quem se dedica, como ele se dedicou, ao ofício de escrever, que é uma vocação, uma missão. Os escritores, especialmente os capixabas, merecem esta homenagem e nosso apoio para continuarem lançando suas obras e incentivando as gerações que virão”, diz Glauber.
Entre os homenageados estão os sobrinhos de Rubem Braga que residem em Vitória, filhos de Anna Graça Braga Abreu, irmã caçula do escritor. Confira a lista dos homenageados:
Agostino Lazzaro, ator e diretor de teatro, escritor, cientista social e diretor do Arquivo Público do Espírito Santo.
Ariette Moulin Costa, historiadora, escritora, membro da Academia Cachoeirense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim e da Academia Feminina de Letras Espíritossantense.
Carlos Ola, professor de Língua Portuguesa e Literatura; escritor, diretor e ator teatral; redator oficial do município de Guaçuí.
Célia Ferreira, jornalista, escritora e membro da Academia Cachoeirense de Letras.
Cilmar Cesconetto Francischeto, pesquisador nas áreas de imigração e fotografia e diretor técnico do Arquivo Público Estadual.
David Alberto Lóss, presidente da Academia Cachoeirense de Letras.
Deny Bárbara Soares Silvestre, professora e escritora de Cachoeiro de Itapemirim.
Elysanna Louzada, professora e escritora de Vargem Alta.
Ester Abreu Vieira de Oliveira, professora, escritora, membro da Academia Espíritossantense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo e da Academia Feminina de Letras Espíritossantense.
Evandro Moreira, jornalista, escritor e membro da Academia Cachoeirense de Letras e Instituto Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim.
Francisco Aurélio Ribeiro, escritor, presidente da Academia Espíritossantense de Letras e membro do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo.
Gabriel Bittencourt, professor, escritor e atualmente pesquisador nas áreas de História e Direito.
Genildo Coelho, professor universitário, escritor e pesquisador da cultura popular.
Higner Mansur, escritor, membro da Casa de Cultura de Alegre, do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim e da Academia Cachoeirense de Letras.
Joelma Celin, professora, escritora e pesquisadora na área da imigração italiana no Espírito Santo.
José Roberto Santos Neves, jornalista, escritor e atualmente subsecretário de Cultura de Vila Velha.
Luiz Guilherme Santos Neves, professor, historiador, escritor, folclorista e membro do Instituto Histórico e Cultural Espírito Santo.
Maria Elvira Tavares Costa, agente cultural, escritora e contadora de histórias de Cachoeiro de Itapemirim.
Matusalém Dias de Moura, escritor, membro da Academia Espíritossantense de Letras, da Academia Iunense de Letras e do Instituto Histórico Geográfico do Espírito Santo.
Minataha Alcuri Campos, historiadora, escritora e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Paulo César Mendes Glória, arquiteto e urbanista, autor dos livros “Pela Cidade” e a Cidade e o Petróleo”.
Pedro José Nunes, escritor calçadense, membro da Academia Espíritossantense de Letras.
Regina Herkenhoff, escritora de Cachoeiro de Itapemirim.
Reinaldo Santos Neves, escritor e servidor da Universidade Federal do Espírito Santo.
Ricardo Lemos, jornalista, escritor, cantor e compositor de Cachoeiro de Itapemirim.
Roney Moraes, jornalista, psicanalista, escritor e membro da Academia Cachoeirense de Letras.
Rosângela Venturi, jornalista e escritora, professora de Língua Portuguesa em Cachoeiro de Itapemirim.
Saulo Ribeiro, escritor e produtor editorial na Editora Cousa, em Vitória
Silvana Soares Sampaio, escritora e presidente da Academia Feminina Espíritossantense de Letras.
Wilson Márcio Depes, advogado, jornalista e escritor de Cachoeiro de Itapemirim.

Rubem Braga
Rubem Braga iniciou sua carreira no jornalismo profissional ainda estudante, aos 15 anos, no Correio do Sul, de Cachoeiro, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo. Transferindo-se para Recife, dirigiu a página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco. Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, "O Conde e o Passarinho", e fundou em São Paulo a revista Problemas, além de outras. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira. Após seu regresso, exerceu o jornalismo em várias cidades do País, fixando domicílio no Rio de Janeiro, onde escreveu crônicas e críticas literárias para o Jornal Hoje. Rubem Braga morreu em 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro.
Cláudia Sabadini 
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Glauber Coelho
(27) 3382-3574 / 99279-4910