sábado, 20 de setembro de 2014

Agora sim...




"Toda forma de vício é ruim, não importa que seja droga, álcool ou idealismo", Carl Gustav Jung.


A última reunião que participei do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comsod), em Cachoeiro de Itapemirim-ES, me pareceu satisfatória. A introdução de debates e opiniões sobre notícias e temas alusivos aos comportamentos das autoridades, em detrimento ao porte, uso, dependência e tráfico de entorpecentes, foi, no meu ponto de vista, um passo importantíssimo para a capacitação efetiva dos conselheiros.

Sair da mesmice é fundamental. Mais ainda é inovar com conteúdo. A discussão, proposta pela presidente do conselho, Auxiliadora Casteglione, foi em torno da decisão de um magistrado em arquivar processo contra pessoas detidas portando ilegalmente entorpecentes. O entendimento parte do pressuposto de que o usuário de drogas não deve ser punido, pois o argumento de que ele fortalece o tráfico é frágil e inconsistente.

A condição de usuário é subjetiva e diz respeito apenas a quem usa, encerrando-se as consequências do ato no próprio usuário, ou seja, neste entendimento jurídico, o dependente só prejudica a si mesmo. Mas, isso não é verdade.

Está certo que cadeia não é lugar para quem sofre da síndrome da dependência, contudo, famílias inteiras e, inclusive, a própria sociedade que o "forçou" a buscar as drogas como recurso de negação ao "sofrimento", são despedaçadas por um único dependente. Então tratá-lo seria uma saída mais adequada.

Num país em que a impunidade ri na nossa cara (a matéria veiculada durante a semana no jornal, onde um delegado desabafa sobre os 34 assassinatos em Cachoeiro e que um dos autores dos crimes foi detido mais de cinco vezes, cumpriu pena, saiu e matou uma família inteira, é referência suficiente) temos que pensar novas formas de lidar com o que está fora do acordo social, com o que é ilícito.  Criminoso.

As discussões sobre estas questões, como fez o Comsod, devem ser implementadas em outros conselhos, outras esferas... É, sem dúvida, outro nível. Gostei! 

@@@@@@

Educação no trânsito
As ações da a programação da Semana Nacional de Trânsito, em Cachoeiro, conta com palestras, panfletagem, teatro, tudo no centro da cidade, na praça Jerônimo Monteiro. Neste ano, o tema é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”. A programação na cidade vai até hoje (20).


@@@@@@@

Na estante



A psiquiatra Nise da Silveira sempre foi estudiosa de Machado de Assis, autor "apresentado" a ela por seu pai. Desde cedo teve contato com a obra de Spinoza, tendo publicado o livro "Cartas a Spinoza", que evidencia seu profundo conhecimento sobre o "teórico da loucura". Nise é também responsável pela formação do grupo de estudos Carl Gustav Jung. 

@@@@@@@

Feira literária
A escola municipal de educação básica “Anacleto Ramos” vai realizar no dia 25, a partir das 8h, a 5ª Feira Literária com o tema “Comunicação”. No evento, que acontece na Rua Mário Imperial S/N Ferroviários, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, haverá diversas apresentações culturais e bate-papo com escritores.


@@@@@@@  

Ecos da Bienal



Trecho da carta de agradecimento à prefeitura de Cachoeiro pela parceria na realização do evento, que aconteceu entre os dias 13 a 18 de maio de 2014.
“Ainda sob os efeitos dos grandes momentos vividos em nossa V Bienal Rubem Braga, venho, em nome de nosso sodalício, agradecer o inestimável apoio permitindo que ocupássemos importante espaço no recinto do mais importante evento cultural de nossa cidade e quiçá do Estado do Espírito Santo. Não me consta que nenhum dos demais 77 municípios capixabas tenha realizado, até hoje, um evento da envergadura da Bienal. 
Credito tal gesto à sensibilidade do prefeito e à sua valorosa equipe de trabalho, em especial à secretária Joana D’Arck Caetano que não mediu esforços para o reconhecido sucesso da quinta versão da Bienal. Por isso, peço que estenda os agradecimentos a todos que colaboraram com o evento”, David Alberto Lóss – presidente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

@@@@@@@

Concerto internacional no ES
O conjunto Siberian Virtuosi encantará, na próxima semana, o Espírito Santo. Os músicos do estado da República de Sakha (Yakutia) se apresentam dia 22 de setembro em Cachoeiro de Itapemirim, no Teatro Rubem Braga, e dia 23 de setembro no Teatro Carlos Gomes, em Vitória. 
Com 11 violinistas e um pianista, o conjunto está ganhando uma crescente popularidade na Rússia e em todo o mundo. Fundado em 1994 como o Virtuosi de Yakutia, deram mais de 1,2 mil concertos, durante os últimos 17 anos. Eles já se apresentaram em 14 países europeus e asiáticos, incluindo a França, Reino Unido, Áustria, Itália, Alemanha, Israel, China e Coréia do Sul. A recente turnê de 20 concertos nos Estados Unidos foi um enorme sucesso.

@@@@@@@

Fãs da psicanálise: