domingo, 21 de dezembro de 2014

Reviver com especialistas em Saúde Mental

Eis aqui a serva do Senhor! - Lc 1, 26-38



Os técnicos da Associação de Apoio Terapêutico Reviver terminaram, no dia 14 de dezembro, o Curso de Pós-graduação em Educação e Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química. A especialização foi promovida pela Ecsel Equipe Cursos e Serviços Educacionais em convênio com a Faculdade Européia de Vitória.

As aulas presenciais foram realizadas, durante o ano letivo de 2014, aos domingos, na filial da Ecsel de Mimoso do Sul. Em parceria com a “Casa Reviver”, os alunos tiveram a oportunidade de estudar a última aula em campo. Quatro acolhidos, que estão em processo de reintegração social, participaram, pela manhã, da aula teórica e receberam certificados.

Os estudantes almoçaram no sítio, com a professora e coordenadora pedagógica da Ecsel, Elivane Santos, junto com os acolhidos da unidade masculina adulta, que fica no bairro das Mangueiras, em Mimoso.

Além de concluírem a pós, com os demais alunos, os técnicos Érika Lopes Faria, Ediglaubia Pereira Severiano, Ana Cristina Machado e Roney Argeu Moraes receberam certificação de monitoria da aula/pesquisa.

@@@@@@@

Natal Solidário



No dia 21 de dezembro, a Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) realizou mais um "Natal Solidário". O evento aconteceu nas dependências da sítio, no município de Mimoso do Sul, que abriga a unidade masculina adulta para tratamento de dependentes químicos.

A festa, que foi paralela aos atendimentos familiares e visita, contou com celebração eucarística proferida pelo presidente da AATR, padre Gilberto Silva, duas altas terapêuticas e com a participação de toda equipe técnica, diretores, acolhidos e seus familiares.

@@@@@@@

Curso e novas unidades em fevereiro



A equipe técnica da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) vai realizar curso de capacitação em Dependência Química para voluntários, agentes, educadores sociais e conselheiros. A previsão é para início de fevereiro de 2015.

O objetivo é capacitar profissionais e voluntários para atuarem nas unidades de Comunidade Terapêutica para Dependentes Químicos que serão implantadas, no início do ano, nos municípios de Ibatiba e Vargem Alta.


Os técnicos, Gilberto Roberto Silva (psicoterapeuta), Érika Lopes Faria (psicóloga), Ediglaubia Pereira Severiano (enfermeira), Cristina Machado (assistente social) e Roney Argeu Moraes (psicanalista) serão os instrutores do curso promovido pela AATR.

@@@@@@@

A Casa Reviver



A Associação de Apoio Terapêutico Reviver (Casa Reviver) é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 25 de Março de 2008 com a finalidade de apoiar a pessoa em situação de dependência química e sua família, quer seja por meio da intervenção direta através de internação e tratamento terapêutico dos usuários de substâncias químicas, proporcionando apoio a sua família por meio de orientações e atendimentos na busca pelo fortalecimento familiar e comunitário dos internos, quer seja no trabalho de prevenção primária, secundária e terciária na busca pela diminuição do índice de pessoas em situação de dependência química na nossa sociedade.

No trabalho de intervenção direta, realizado através da internação e do tratamento terapêutico, além dos acompanhamentos e intervenções da equipe técnica na busca pela superação da situação de dependência química, são realizadas oficinas terapêuticas e atividades visando a reinserção dos internos na sociedade e no mercado de trabalho, como oficinas de conservas de alimentos, pintura a óleo sobre telas, fabricação de telas, manipulação de alimentos, fabricação de blocos e atividades pedagógicas.

A prevenção é trabalhada com ações como palestras e atendimentos psicossociais em escolas, igrejas, comunidades em situação de vulnerabilidade social e outras instituições com vistas a prevenir o vício e/ou a impedir a progressão do uso de substância química uma vez iniciado.

Para a realização destas atividades a instituição conta com uma equipe técnica multidisciplinar formada por 01 (uma) Assistente Social, 01 (uma) Coordenadora Geral e Psicóloga, 01 (um) Coordenador Administrativo, 01 (uma) Coordenadora Técnica e  Enfermeira, 01 (um) Psicanalista, 01 (um) Parapsicólogo Clínico e terapeuta bioenergético, 01 (uma) Pedagoga, 01 (um) Conselheiro Terapêutico,   bem como um quadro de voluntários  que  auxiliam nas atividades desenvolvidas pela AATR.

Nestes anos de funcionamento já passaram pela Casa Reviver centenas de acolhidos. Os dados demonstram que o trabalho desenvolvido pela AATR está acima da média em recuperação de dependentes químicos estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em que de cada 10 (dez) que completam todo o processo, apenas 03 (três) se mantêm em sobriedade. Na Casa Reviver a média é de 60% (sessenta por cento). Atualmente a Casa Reviver conta com 20 residentes.

@@@@@@@

Responsáveis técnicos



Ana Cristina Machado – Assistente Social
O exercício profissional do assistente social, formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar os acolhidos que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde... Pratica uma atividade, de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.

Ediglaubia Pereira Severiano– Enfermeira (Coordenadora Técnica)
É praticamente indispensável o trabalho de enfermagem na Comunidade Terapêutica, pois muitos adictos possuem comorbidades que necessitam de acompanhamento especializado. A enfermagem em si é a ciência que se dedica a manter, restabelecer e promover a saúde das pessoas, atuando na recuperação de doentes.
É função da enfermeira coletar dados sobre o estado de saúde dos residentes, através de entrevistas e exames físicos, encaminhando-os ao atendimento e diagnóstico médico.

Érika Lopes Faria– Psicóloga (Coordenadora Geral)
Realiza avaliações psicológicas; conduzindo, deste modo, à elaboração de psicodiagnósticos diferenciais, de estudos da estrutura da personalidade, da deterioração mental, bem como da compreensão do funcionamento mental global do acolhido. Estas avaliações psicológicas têm como objetivo principal despistar qualquer indício psicopatológico.
Outra função é o acompanhamento psicológico/psicoterapêutico, em que o adota essencialmente uma postura de suporte e contenção, procurando igualmente criar, em conjunto com a pessoa, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar, e até extinguir o sofrimento da pessoa, de modo a restabelecer o bem-estar e o equilíbrio emocional.

Maria Trugílio – Conselheira Técnica
O trabalho de aconselhamento técnico é feito dentro dos grupos terapêuticos. Durante as intervenções, o acolhido tem a oportunidade de expor à conselheira Técnica suas dificuldades, insatisfações, conflitos e dúvidas que esteja enfrentando. Também em atendimento individual.

Roney Argeu Moraes – Psicanalista (Conselheiro Terapêutico)
O papel do Psicanalista é intermediar ao “Analisado” sua potencialidade na travessia pela escuta interna na via da associação livre, liberando o acolhido da situação de vítima, tornando-o agente dos seus processos afetivos, para sua reedição, re-significação e de recomeço. Além de atendimento individual sigiloso, também atua em terapias de grupo.