sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Um artista em outro nível



“E o rio corre pelo vale - omisso, a bater nas pedras como um desvairado. Com o tempo é um fio d'água passadiço entre folhas secas caídas no gramado”, Estelemar Martins.

Segundo o jornalista, músico e produtor cultural, João Moraes, “multimídia é se senhora sua mãe”. Então, para evitar constrangimentos e, ao mesmo tempo, homenagear um dos artistas mais expressivos da nova geração este humilde colunista deixa aqui registrada a enorme admiração, pelos traços, letras e sagacidade deste “garoto”. Sem dúvida, Rudson Costa, está num nível diferente.

Na última sexta-feira (30) venceu o 4º Concurso de Marchinhas de Cachoeiro de Itapemirim, desbancando grandes figuras carimbadas na categoria. Autor de “Cobra Criada” – canção que homenageia Luz del Fuego, nome artístico da cachoeirense Dora Vivacqua (1917-1967), bailarina, naturista e feminista que revolucionou costumes no país na década de 1950.

Não foi a primeira vitória de Rudson no concurso. A primeira vez que faturou ele havia homenageado o próprio Estelemar Martins (1948-2013), que deu nome ao prêmio desta edição. O segredo ele já sabe... Apresentar personalidades de Cachoeiro.

Rudson é um exímio desenhista e atuou em vários eventos culturais nesta modalidade. Alguns como o Primeiro Cachoeiro Cult, exposição com desenhos artísticos sobre Rubem Braga no Mourad’s e no lançamento do livro “A Sétima Conquista” de Marília Mignone.

Antes que alguém questione, já respondo: não! Não recebi nenhum tostão do prêmio de R$ 3 mil que ele faturou no concurso. É admiração mesmo. Cachoeiro tem que valorizar, e muito, este rapaz!

@@@@@@@


Ano letivo e reflexão sobre a água
O ano letivo na rede pública municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim começou na quarta-feira (4). Cerca de 20,8 mil alunos estão matriculados em mais de 80 escolas localizadas na cidade e no campo.  São 8,6 mil estudantes na educação infantil (creches e pré-escolas) e 12,2 mil no ensino fundamental, que, desde a aula inaugural, vão ser estimulados a refletir sobre a importância da preservação da água e a crise hídrica. No próximo dia 9, haverá uma grande mobilização.

@@@@@@@

Carnaval em Mimoso
A abertura será na sexta-feira pela manhã com a apresentação da decoração assinada pelo diretor municipal de Cultura Renato Aleixo que promete colorir as ruas centrais com o chitão que representa a cultura local através de suas folias de Reis e do Boi. A sonorização será aberta às 20h para o desfile durante toda a noite dos Blocos do Zé Pereira.

@@@@@@@@ 

Exposição
A exposição “Teatro Estúdio” do artista, Hebert Baioco, está aberta a visitação no último andar da Galeria Homero Massena, no Centro de vitória, até o dia 7 de março. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. A entrada é franca.

@@@@@@@@ 

Capacitação em Judô



O Judô Clube Cachoeiro (JCC) vai realizar na próxima terça-feira (10), no auditório do Liceu, uma capacitação para um grupo de 18 professores do JCC que atuam em Cachoeiro e outros municípios do Espírito Santo.

@@@@@@@

Formação em Psicanálise
O Instituto Brasileiro de Psicanálise está com inscrições abertas para turma presencial de Formação em Psicanálise em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Informações na página www.psicanalisees.blogspot.com ou pelo e-mail psicanalisees@gmail.com. O curso tem o apoio da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) e será realizado na sala multinível do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Sul do Estado (Sitesci).


@@@@@@@ 

Barracas
Comerciantes de Cachoeiro que querem ganhar uma renda extra durante o carnaval devem ficar atentos. Termina nesta sexta-feira (6) o prazo para concorrer às barracas para venda de comidas e bebidas que a prefeitura vai disponibilizar na Linha Vermelha, entre os dias 13 e 17 deste mês, período da programação oficial. Os interessados precisam protocolar um requerimento na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), que fica na rua 25 de Março, em frente ao Shopping Cachoeiro. O atendimento no setor de protocolo vai de meio-dia às 17h e a inscrição é gratuita.


@@@@@@@

Na estante:




O livro “Freud Com os Escritores” (Três Estrelas, 304 páginas), de J.-B. Pontalis e Edmundo Gómez Mango, relaciona as leituras prediletas do criador da psicanálise. Mostra também as relações da psicanálise com a literatura. Freud era leitor de Sófocles, Shakespeare, Goethe, Schiller, Hoffmann, Heine e Dostoiévski.

@@@@@@@

IMPRESSA: