quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O Inconsciente é teatral e trágico



“Há muito mais atrás das cortinas da arte do imagina nossa vã inconsciência”!

Vou começar com o pé esquerdo. Para dar sorte. Ou “quebre a perna” como dizem os que vão atuar no palco. Mas a questão é a seguinte: há na Psicanálise uma afinidade com o teatro? A resposta é sim, respeitável senhor leitor. O teatro, com sua tradição milenar, oferece matéria-prima para a criação da Psicanálise. Ela, a atuação, tem em comum, com a disciplina, o drama humano.

O psicanalista e psiquiatra Antonio Quinet vai dizer que “o Inconsciente é constituído por cenas em que são trazidos ao palco do divã os acontecimentos da subjetividade”. Portanto, o teatro e a psicanálise começam com a tragédia, cujo paradigma é essa peça de onde Freud apreendeu o desejo inconsciente articulado ao incesto e o ao parricídio.

Há muito mais atrás das cortinas da arte do imagina nossa vã inconsciência!
Tudo isso para dizer apenas que, com pé esquerdo ou direito, temos acesso em abundância à arte tanto quanto o inconsciente no divã do analista.

Jacques Lacan, psicanalista francês, dizia em seus seminários que o inconsciente é estruturado como linguagem. A abordagem da terapia Bioenergética insinua que “o corpo fala” e o teatro une a expressão, cognição (memória, principalmente) e o discurso. É completo.

Raras vezes vi a plateia cheia, mas foi na segunda apresentação de A Culpa, peça baseada na obra Carta ao Pai de Kafka, em Cachoeiro, que pude perceber esta sincronia com a teoria psicanalítica.

Por preceder o psicanalista, o artista pode nos ajudar a interrogar-nos a respeito de nossa contemporaneidade. A arte pode funcionar como uma espécie de “lanterna do contemporâneo”, o que está para além das imagens pré-fabricadas.

E para quem pretende ser analista, uma dica: faça análise, estude muito, leia bastante e vá ao teatro!


@@@@@@@

Prêmio Estelemar
O saudoso acadêmico e jornalista, Estelemar Martins dá nome ao prêmio do Concurso Nacional de Marchinhas em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Merecida homenagem ao eterno poeta e também compositor integrante da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). O evento foi divulgado na mídia nacional.

@@@@@@@ 

Folia cachoeirense



Também está na programação carnavalesca, em Cachoeiro de Itapemirim, destaques a Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta, o mais antigo bloco carnavalesco carioca, e o cantor Moiseys Marques, um dos expoentes da nova safra de sambistas cariocas.
Os músicos do Cordão da Bola Preta farão uma apresentação gratuita no Mercado Municipal São João, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, nesta sexta!

@@@@@@@

Os incontestáveis



Vários municípios do norte e noroeste do Espírito Santo são cenários do longa metragem “Os Incontestáveis”. O roteiro foi escrito por Saulo Ribeiro em parceria com o diretor Alexandre Serafini. Saulo está transformando a trama em romance que será lançado pelas editoras este ano pela Cousa (ES) e Patuá (SP).
Para compor o elenco, dando vida ao personagem Lobo (arrogante fazendeiro), o personagem do ator Tonico Pereira cruza o caminho dos irmãos Belmont e Maurício (protagonistas da trama). Tonico entra em cena a partir da próxima semana. O filme será finalizado em meados de 2015 e tem duração prevista de 80 minutos.
O roteiro retrata a história de dois irmãos que partem em busca do carro que pertenceu ao pai que os abandonou, saindo da cidade de Vila Velha, na Grande Vitória, e terminando em Cotaxé, distrito de Ecoporanga, no noroeste do estado. Esse distrito é onde travou-se a “Guerra do Contestado”, conflito de terras que ocorreu em meados dos anos 50, quando ainda não havia definição de fronteiras entre os Estados de Minas, Bahia e Espírito Santo.
Um pregador de nome Udelino, aproveitando-se da situação, proclamou um estado independente, denominado União de Jeová, Fez reforma agrária e tentava montar um regime igualitário, quando as tropas oficiais interviram e massacraram os rebeldes.

@@@@@@@ 

Formação em Psicanálise
A Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) vai realizar o curso de Formação livre em Psicanálise. Uma das disciplinas que será abordada no curso será a ligação da arte com a disciplina. Maiores informações na página www.psicanalisees.blogspot.com.br

@@@@@@@

Seleção pública
A maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC) encerra seu prazo para inscrições em 30 de janeiro próximo. O investimento é de R$ 15 milhões para 2015 e 2016. Serão contemplados projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Mais informações no site www.br.com.br

@@@@@@@ 

Mário de Andrade será homenageado na Flip 2015



A obra e a vida de Mário de Andrade ajudaram a moldar a cultura brasileira – entre os frutos indiretos de sua atuação estão, por exemplo, a preservação da cidade de Paraty e a própria Flip, que guarda muito de seu espírito irrequieto, festeiro e articulador. Nada mais justo que, em sua 13ª edição, a Festa Literária Internacional de Paraty homenageie o autor paulista, morto prematuramente em fevereiro de 1945, cuja vida e obra ainda iluminam o Brasil do século 21. A Flip acontecerá entre 1 e 5 de julho.

@@@@@@@


IMPRESSA: