quinta-feira, 12 de março de 2015

Um novo começo



“Cada momento é um novo começo”, T. S. Eliot.

Um ciclo se fecha. É o início de uma longa caminhada. A coluna Artefato cumpriu o papel e ultrapassou a fronteira do pensamento regional e agora encara uma nova jornada. Alguns parceiros já estavam publicando, simultaneamente, uns textos que, muitas vezes, saiam do foco principal (minha máxima culpa) e enveredavam por devaneios educacionais, psicanalíticos e filosóficos. Por isso, resolvi ampliar o alvo, porém, com a mesma mira.

Liberdade, antes tarde do que nunca, é sempre boa. Então vou abusar e me lambuzar com as oportunidades que apareceram. Vários veículos de comunicação, entre eles, Jornal ES de Fato, Mimoso in Foco, maratimba.com, O Rebate (RJ) e também o jornal ES Notícias passam a veicular os textos publicados neste espaço (sem contar com o blog).

Longe em ser um “grande” colunista, mas, comendo pelas beiradas, a gente chega lá. São 17 anos, ininterruptos, atuando na imprensa local, regional e nacional. Então, já que estamos falando em junção, que tal associar? “Associação Livre” é perfeita para o novo projeto de divulgação cultural (não acabou, gente). Entretanto, há espaço para saúde, educação e comentários a respeito de temas que estiverem ao alcance da psicanálise.

Literatura, teatro, cinema, música, atividades voltadas ao bem estar, eventos educativos e esportivos num só lugar. Ufa! A “conta” não vai ser barata. Quem sabe um dia eu conto?

@@@@@@@


Formação em Psicanálise



No dia 14 de março, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), em Cachoeiro de Itapemirim-ES, acontece o seminário de Introdução à Psicanálise e informações sobre o Curso de Formação em Psicanálise. A entrada será franca destinada a profissionais e graduados nas áreas da saúde, humanas e educacionais.
A formação é oferecida em Cachoeiro pela Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória (programa da Associação Capixaba de Psicanálise – Acap e credenciada no Sindicato dos Psicanalistas do Espírito Santo –Sindpes).
Assim, o ingresso ao Programa de Psicanálise está aberto para a aceitação de profissionais graduados em várias áreas do conhecimento humano, sempre com critérios estabelecidos pela Comissão de Ensino baseados no texto do próprio Freud: "A questão da análise leiga".
Estudantes que estiverem no último período de suas graduações poderão iniciar o curso que, além disso, terão a possibilidade de concluir uma pós-graduação junto com a formação em psicanálise.
A formação em psicanálise no sul do estado terá suporte de analistas cachoeirenses ligados à Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees). Pretendemos trazer os melhores professores e analistas do estado e do país para uma formação sólida e dentro dos padrões internacionais.


A Escola Freudiana
A Escola Freudiana de Vitória desenvolve uma formação sustentada fundamentalmente na análise pessoal dos postulantes para habilitá-los à prática clínica. Análise pessoal, ensino e supervisão. São os três pilares que regem as diretrizes básicas da Acap, fundamentados no Tripé analítico proposto por Hanns Sachs e aprovado em uma das reuniões de quartas-feiras pelo primeiro grupo de discípulos reunidos por Freud.
De acordo com os professores, o ensino é feito através da teoria e da técnica psicanalíticas, bem como, em um estágio mais avançado, além da supervisão de casos e diálogos sobre situações clínicas que integram esse processo formador.
O participante é estimulado a participar da vida institucional, tanto nas atividades de pesquisas científicas quanto culturais, já que se compreende a formação do psicanalista não somente como um desenvolvimento intelectual, mas, especialmente, como um crescimento emocional. Para atingir este objetivo, toda a formação busca promover uma abertura às diversas formas de pensamento e ao convívio com as diferenças.


Informações
Seminário gratuito sobre a formação em psicanálise
Dia 14 de março de 2015, às 9h, no Sitesci.
Rua Araújo Machado, 17, Cachoeiro de Itapemirim (ao lado do INSS)
Contato: (28) 99926-9572 ou roneyamoraes@gmail.com

@@@@@@@ 

Dias da poesia, dos vendedores de livros e da escola
Sábado (14) comemoram-se os dias do vendedor de Livros e nacional da poesia. Aos que se dedicam às letras a coluna presta homenagem. E como diria Freud, o pai da psicanálise, “os poetas e os filósofos descobriram o inconsciente antes de mim. O que eu descobri foi o método que nos permite estudar o inconsciente”.  Também a escola é o foco no dia 15 de março.

@@@@@@@

Missa e solidariedade



O Padre Gilberto Roberto Silva, pároco de Piúma e presidente da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) convida a população mimosense para participar de uma missa que será realizada na Matriz São José na próxima terça-feira (17), às 19h00. Na oportunidade, ele falará sobre a campanha de arrecadação e doação de alimentos destinados aos idosos das casas lares do município.

@@@@@@@

Palestras sobre drogas
Com o objetivo de esclarecer alguns aspectos sobre a dependência química, acontecem todas as sextas, nas comunidades do município de Vargem Alta-ES, palestras sobre Dependência Química intitulada "Álcool e Drogas". O evento foi uma realização do movimento "Eu sou de Deus contra as drogas". A dependência é uma temática emergente nos dias atuais, uma vez que o uso abusivo de drogas tornou-se um grave problema social e de saúde pública. Nesta na sexta-feira (13), o Caps/ad de Cachoeiro de Itapemirim também promove debate sobre o assunto.

@@@@@@@

Garota da capa



Filósofa Marcia Tiburi é entrevistada, na edição de março, pela escritora Leusa Araújo. 

@@@@@@@

Mansur e seus "comparsas"



Parece nome de banda, mas é uma homenagem em vida ao grande Higner Mansur que foi imortalizado pela a artista plástica Gracinha Sabadini. Ao lado, nada menos que, Deusdedit Baptista, Sergio Sampaio, Rubem e Newton Braga.

@@@@@@@

Impresso