sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pesquisas sobre álcool e outras drogas



“A força, para enfrentar a força, usa as criações de arte e ciência”, Carl Von Clausewitz.

A diretoria da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) aprovou, na semana passada, em reunião ordinária no município de Mimoso do Sul, a criação do Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CREPAD).

O CREPAD tem o objetivo de desenvolver, de forma ética e autossustentada, projetos de pesquisa financiados por instituições externas à AATR. Estimular e desenvolver o conhecimento de metodologia de pesquisa em abuso de substâncias e comportamentos aditivos, através da capacitação, formação pós-graduada e publicação de pesquisa por seus membros.

Fomentar e manter parceria com instituições científicas de reconhecido renome nacional e internacional na área de abuso de substâncias e comportamentos aditivos.

Os participantes dos projetos de pesquisa e capacitação do CREPAD seguem os preceitos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (www.conselho.saude.gov.br).

Devido à demanda para capacitação em dependência química e o crescimento das unidades da Casa Reviver, se faz necessária a criação formal de um centro de pesquisa e publicação de sobre álcool e outras drogas na AATR.

Temos, atualmente, uma equipe técnica altamente capacitada para promover cursos e atuar nos diferentes níveis de graduação levando assim o nome da Associação a um patamar antes não explorado, o do campo científico e acadêmico.

A intenção é também converter parte dos recursos da parceria à AATR. Atualmente, além do Curso de Capacitação em Dependência Química, que já é referência no sul do estado do Espírito Santo, poderemos abrir polos de pós-graduação lato sensu em parceria com faculdades credenciadas ao Ministério da Educação (MEC).

O CREPD funcionará nas unidades da Casa Reviver em Mimoso do Sul e, futuramente, após as inaugurações, no segundo semestre, dos centros de acolhimento em Vargem Alta, Ibatiba e Piúma.

@@@@@@@ 

Capacitação e pós-graduação

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação em Saúde Mental e capacitação em Dependência química coordenados pela Casa Reviver. A primeira aula da pós será no dia 30 de maio, no Centro de Atendimento Psicossocial, no bairro Funil, em Mimoso do Sul. Já a segunda turma da Capacitação para Líderes, Voluntários e Coordenadores acontece dia 18 de julho na sede da “Amme Reviver”, em Jaciguá. Informações (28) 3555-1475 ou pelo email casarevivermimoso@yahoo.com.br.

@@@@@@@

Novas unidades Reviver no segundo semestre
Com o objetivo de ajudar pessoas com a síndrome da dependência química, a Casa Reviver vai ampliar suas atividades. Além da unidade masculina adulta, casas lares para idosos e residência inclusiva, em Mimoso do Sul, os municípios de Ibatiba, Piúma e Vargem Alta se preparam para inaugurar novas unidades no segundo semestre de 2015. Duas datas para inauguração foram definidas com a equipe técnica da AATR: 22 de agosto em Ibatiba e 26 de setembro em Jaciguá, Vargem Alta. Em Piúma, as obras estão bem adiantadas e, provavelmente, a clínica de curta permanência para dependentes químicos “São Miguel” será ativada antes das outras unidades. Os municípios de Presidente Kennedy e Marataízes também demonstraram interesse no trabalho da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR).

@@@@@@@

Tratamento para dependentes químicos
A Reviver oferece tratamento para dependentes com equipe multidisciplinar capacitada. Hoje, o sítio em Mimoso, tem capacidade para 20 acolhidos que buscam deixar o vício em álcool e outras drogas e almejam mudar de vida.
O serviço em Mimoso é credenciado na Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), tendo assim, metade das vagas destinadas a quem não pode custear um tratamento. A duração do programa de reinserção social varia entre seis meses até um ano, podendo ser prorrogado, dependendo do caso.
O tratamento em uma Comunidade Terapêutica é diferente de uma clínica de reabilitação, pois as atividades são baseadas em três pilares: convivência, espiritualidade e psicoterapia. Com base nisso, os homens aderem a um novo estilo de vida, sem esquecer, jamais, que continuam em estado de alerta máximo. Contudo, há esperança na perseverança.
Informações para acompanhamentos ambulatoriais, encaminhamentos e internação no (28) 3555 1475 ou 3555 0779.

@@@@@@@

Homenagem

O Dia do Psicanalista, data alusiva ao nascimento do “pai da psicanálise” Sigmund Freud, (6 de maio de 1856), em Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia), foi comemorado na sessão de terça-feira (05) da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Por isso, membros da Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) estiveram na casa de leis para celebrar, na véspera, o Dia do Psicanalista (06 de maio) e realizar homenagens alusivas à data. Este ano, o pastor e psicanalista Oséias Gripp (foto) foi o escolhido para receber a “Comenda Sigmund Freud”.

@@@@@@@

Comemorações continuam

Estão abertas as inscrições para o Seminário “Sono e Sonhos em Psicanálise” promovido pelo Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo – SINDPES, no dia 16 de maio, com a colaboração de Expressão da Mente - Espaço Psico-pedagógico, Escuta Terapêutica, Espaço Terapêutico Reconstrução, Unieubra, Associação Capixaba de Psicanálise (ACAP), Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (APEES) e a Rádio Sequência. Inscrições www.sindpes.com.br

@@@@@@@ 

Curtas!
+ A luta dos artistas no Espírito Santo continua...
+ 99,9% das comunidades terapêuticas são unânimes quanto ao contrato com a Rede Abraço: furada!
+ Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas foi aprovado na última quarta-feira (06) no Ministério da Justiça.
+ Até! 

@@@@@@@

Impressa