quinta-feira, 14 de maio de 2015

Amor pela vida



“O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”, Mario Quintana. 

A Associação de Apoio Terapêutico Reviver (Casa Reviver), instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em dia 25 de março de 2008, em Mimoso do Sul-ES, com a finalidade de apoiar a pessoa em situação de dependência química e sua família, prepara-se para abrir novas unidades no sul do Espírito Santo.

Já estão previstas para os dias 30 de julho, 22 de agosto e 26 de setembro as inaugurações da Clínica “São Miguel”, em Piúma, e duas comunidades terapêuticas, uma em Ibatiba e outra Jaciguá, distrito de Vargem Alta-ES.

Atualmente, além da unidade masculina adulta para tratamento de dependentes químicos, a Casa Reviver administra três casas lares (Casa Lar de Maria), uma Residência Inclusiva “Padre Gilberto”, um centro de atendimento psicossocial e um Centro de Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Crepad).

As notícias são boas apesar dos entraves políticos. Em Mimoso do Sul, o convênio com a prefeitura para manutenção das Casas Lares e Residência inclusiva não foram renovados. Pelo governo do estado, a primeira análise é de que as comunidades terapêuticas não serão incluídas na “rede” de assistência. Mas, em meio à tempestade, vem a bonança. Outras unidades, infinidade de projetos, várias parcerias, muitos voluntários enrijecem a musculatura da entidade que, contra tudo, ou qualquer má vontade política, enfrenta o mal pela raiz.

O lema é amor pela vida! E vida, quando pulsante, é cheia de desafios. Estes são os menores. De gente pequena que pensa pequeno. Como aqui só tem gente grande... A batalha continua. E a tropa bem afiada!

@@@@@@@

Marco regulatório
Apesar de alguns conselhos regionais ou federais confundirem “as bolas”, no quesito Comunidade Terapêutica, vale lembrar que esta modalidade de tratamento para dependentes químicos foi criada justamente para suprir a ineficiência do Estado em relação às políticas públicas de saúde e assistência. E não venham falar e que o SUS com SUAS maravilhas deveriam abranger todos os usuários e que as CT’s ferem seus princípios... Ferido e cansado de esperar na fila (que não incomoda os poderosos) está o povo.
A aprovação do marco regulatório das Comunidades Terapêuticas, conforme aprovado em reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, em Brasília, é considerada um fato histórico que marca mais de 40 anos de luta dos usuários e seus familiares.

@@@@@@@

Formação em psicanálise

O Curso é de Formação e Pós-graduação (MEC) em Psicanálise. Duração 36 meses. As aulas acontecem sempre no segundo sábado de cada mês de 9h às 18h. O polo Cachoeiro da Escola Freudiana é no Centro de Formação Continuada – CFC, que fica na Rua Moreira, 107, bairro Independência (próximo ao Liceu). Informações por e-mail: roneyamoraes@gmail.com ou pelo telefone (28) 99926-9572.

@@@@@@@

Seminário

Neste fim de semana acontece o Seminário “Sono e Sonhos em Psicanálise”, em Vitória-ES, promovido pelo Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo – SINDPES, no dia 16 de maio, com a colaboração de Expressão da Mente - Espaço Psico-pedagógico, Escuta Terapêutica, Espaço Terapêutico Reconstrução, Unieubra, Associação Capixaba de Psicanálise (ACAP), Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (APEES) e a Rádio Sequência. Inscrições www.sindpes.com.br

@@@@@@@

Morre biógrafo de Freud

O historiador alemão Peter Gay, autor de uma das mais famosas e respeitadas biografias de Sigmund Freud, morreu nesta terça (12), em sua casa em Manhattan. Ele, que tinha 91 anos, morreu devido à idade avançada, declarou a enteada Elizabeth Glazer. Autor de mais de 25 livros, Gay se tornou um best-seller com "Freud: Uma Vida para o Nosso Tempo", uma das principais referências sobre a vida do pai da psicanálise.

@@@@@@@

Conselho se reúne
O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Cachoeiro de Itapemirim-ES reuniu nesta segunda (11) para traçar metas de atuação das entidades no enfrentamento, prevenção e tratamento no uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas.

@@@@@@@

Brasileiro de judô

Judocas capixabas viajam no final do mês de maio (de 29 à 31) para Campo Grande- MS competindo o brasileiro representando o Espírito Santo. A segunda etapa do estadual foi realizada na cidade de Vila Velha no sábado dia 9 de maio. O Judô Clube Cachoeiro/CIAC participou com atletas de quatro anos ao adulto.

@@@@@@@

Centro de estudos
A diretoria da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) aprovou, na semana passada, em reunião ordinária no município de Mimoso do Sul, a criação do Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (CREPAD).

@@@@@@@

Impressa: