segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cultura na Prevenção



“A Cultura promove o Aprendizado e a Cura”, George De Leon.

Não passou despercebida a importância de abordar o tema sobre dependência química. Em alguns municípios, o início de julho abre os olhos da sociedade para um assunto presente no dia a dia de todo mundo, só que a grande maioria, infelizmente, desconhece ou prefere tapar o sol com a peneira. Nossa função aqui é alertar para um problema crescente: o uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas (drogas).

Para não dizer que não falei das flores, como diria Geraldo Vandré, em sua canção imortalizada nos movimentos sociais, minha ocupação de psicanalista se limita à orientação, em dependência química, pela ética.

Ela, a ética, diferencia a proposta da psicanálise em relação às demais existentes para o uso de drogas. Isso porque se trata, em psicanálise, do desejo, conforme pesquisa sobre a clínica psicanalítica das toxicomanias de Cynara Teixeira Ribeiro e Andréa Hortélio Fernandes. Simples. 
Não é a “doença”, mas o ser humano. Complexo, mas acredito que é o caminho mais interessante para um tratamento eficaz, pois não tratamos doenças e sim lidamos com sintomas. Tratamos de pessoas.

 Enfim, isso tudo para não deixar passar em branco a abertura da semana Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Definida pela Assembleia Geral da ONU, em 07 de dezembro de 1987, por recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas realizada em 26 de junho do mesmo ano. Na ocasião, se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Por isso, ações de prevenção, intervenção e tratamento são imprescindíveis para que, ao menos, o trabalho não seja tão ineficaz quanto parece. Valorização de trabalhos culturais, esportivos e educativos, que, a princípio não abordam o tema “drogas” é tão efetiva para um determinado grupo do que palestras cansativas e chatas sobre dependência.

Oferecer alternativas interessantes e saudáveis ao uso de drogas, propiciando aos jovens possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal. Exemplos dessas alternativas podem ser com atividades profissionalizantes, esportivas, artísticas e culturais.

Levar educação e cultura para quem tem apenas a opção de fugir da realidade cruel em que vive por meio de alterações químicas. Cercado pela falta de oportunidades e estrutura. O primeiro (de doze) passo já foi dado. A diminuição da desigualdade social visível no país. Agora é hora de rever os preconceitos, deixar de bater panela e por a mão na massa. Literalmente! 

@@@@@@@ 

Semana contra uso de drogas

A Câmara Municipal de Mimoso do Sul iniciou, na segunda-feira (29), a semana de combate ao uso de drogas. Uma ação promovida pela Casa de Leis em parceria com o Conselho Municipal sobre Drogas (Comad) e Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR).

@@@@@@@

Na estante

O livro “O grupo escolar Bernardino Monteiro: O projeto educativo e as práticas de escolarização da educação física no início do século XX”, contemplado pela Lei Rubem Braga, de autoria de Lidiane Picoli e Omar Schneider, lançado dia 26 de junho na Casa da Memória, em Cachoeiro de Itapemirim, é um trabalho impressionante.
Conta história de um dos principais prédios públicos da cidade, construído em 1913 para atender às demandas de organização do ensino primário do Espírito Santo. Autoridades, educadores e escritores e diretores da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) participaram do evento, que também contou com bate papo sobre o livro.

@@@@@@@ 

Artefato

Além da boa hospitalidade, folclore e belezas naturais, Burarama também é destaque na agroindústria e na arte. Muitos são os artistas e empreendedores locais que objetos de decoração com a delicadeza de quem têm um olhar diferenciado. Destaque para o artesanato de Gracinha Sabadini.

@@@@@@@

Cura pela arte

Nise da Silveira, psiquiatra alagoana admirada por Carl Jung, tem sua história retrata no filme “Nise”, do diretor Roberto Berliner, protagonizado por Gloria Pires, em fase de pós-produção. Ela combateu os métodos convencionais de tratamento para doentes mentais, como lobotomia, insulinoterapia, confinamento e eletrochoque, oferecendo uma alternativa criticada em sua época, a cura pela arte.

@@@@@@@ 

O meu lugar...

O sambista Arlindo Cruz foi o grande destaque da Festa de Cachoeiro. Esbanjando simpatia, o carioca apresentou um repertório repleto de seus maiores sucessos, como “Meu lugar”, (que, por falar nisso, esteve garantido na primeira fila) dentre outros clássicos do samba.  

@@@@@@@

Música e cinema

O Cine.Ema, Festival de Cinema Ambiental e Sustentável de Burarama/Cachoeiro de Itapemirim, projeto social, cultural e ambiental, começa este fim de semana com atrações musicais. No dia 03/07, sexta, às 22h, show de MPB com Kátia Rocha e Fábio Calazans. Dia 04/07, sábado, também às 22h, é a vez do chorinho com o Grupo "Pó de Mico".

@@@@@@@ 

Curtas!
+ Atletas do Judô Clube Cachoeiro/PWF fizeram bonito no Campeonato Estadual. Medalhas de ouro.
+ Em Vitória, neste sábado (04), participo do seminário “Estruturas clínicas I - Teoria geral das neuroses” na Escola Freudiana de Vitória.
+ No próximo dia 11 acontece o seminário do quarto módulo no curso de Formação em Psicanálise da Escola Freudiana de Vitória (polo Cachoeiro).
+ Tropa da Secretaria Municipal de Cultura de Cachoeiro de parabéns pela Festa da Cidade. 

+ Até!