sexta-feira, 2 de outubro de 2015

La loba



"O arquétipo da Mulher Selvagem, bem como tudo o que está por trás dele, é o benfeitor de todas as pintoras, escritoras, escultoras, dançarinas, pensadoras, rezadeiras, de todas as que procuram e as que encontram, pois elas todas se dedicam a inventar, e essa é a principal ocupação da Mulher Selvagem”, Clarissa Pinkola Estes.

Perdemos uma mestra. Eu perdi um pedaço da minha força, incentivadora, desafiadora, professora. Ela que provocou em mim o gosto, de fato, pela literatura, de adultos e de crianças. Lembro-me do esforço que fiz num trabalho sobre "Literatura Infantil" na Fafi. Ela conseguiu me fazer estudar "Teoria da Literatura" e me abraçar, anos depois, dizendo-se orgulhosa quando me encontrou na Bienal Rubem Braga. Sônia Luzia Coelho Machado. Estimada por muitos e inesquecível para mim.

Minha mãe, professora de Língua Portuguesa, desde cedo me presenteou com livros. Adoro ganhar ou comprá-los. Foi minha primeira mestra, contudo tive outras tutoras pelo caminho e que admiro muito e Sônia foi uma delas.

O professor, vereador e presidente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), David Lóss, também lamenta o falecimento de Sônia Coelho, meu caro confrade, em pronunciamento na Câmara, disse ser uma perda muito grande para Cachoeiro.

“Foi uma das melhores professoras de literatura da cidade, além de ter sido secretária de educação”, disse.

Lembrei professora, Vou reler O Carteiro e o Poeta que me deu de “presente” no concurso de declamação. Em cada página, cada parágrafo, cada frase, cada palavra me fará sentir saudade de “La loba”, mas a vida continua uivando.

@@@@@@@ 

Homenagem

O Festival Newton Braga de Poesia Falada divulgou o homenageado desta primeira edição. Será o escritor Evandro Moreira, que foi secretário de Newton Braga. Também teve inúmeras ocupações na carreira, todas elas praticadas com amor ao ofício e, principalmente, por Cachoeiro de Itapemirim. Dia 31 de outubro, o homenageado recebe o troféu Newton Braga.

@@@@@@@ 

Luar de Cachoeiro
Nesta sexta-feira, o médico e escritor Sergio Damião lança sua nova obra: “O Luar de Cachoeiro”. O evento acontece no auditório da Unimed, em Cachoeiro, com início previsto para 19h.

@@@@@@@ 

VI Bienal

Na primeira reunião de planejamento da VI Bienal Rubem Braga, que deverá acontecer em maio do ano que vem, ficaram definidas, inicialmente, as mesas e temas principais para os debates. A reunião aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura. A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) será responsável pelos lançamentos dos autores capixabas e terá espaço ampliado no evento.

@@@@@@@

Gestores
Bom Jesus do Norte será palco do 6º módulo do Programa de Formação de Gestores Públicos, de iniciativa do deputado Rodrigo Coelho em parceria com o Centro Universitário São Camilo. O evento acontece no sábado (3), no Centro Cívico, das 8h30 às 17h.

@@@@@@@ 

Festival

A programação para os três dias da 4ª edição do Festival de TV e Cinema do Interior (FECIN) já está a todo vapor. Realizado desde o ano de 2012 na cidade histórica de Muqui, o FECIN acontece entre os dias 9 e 11 de outubro na antiga Estação Ferroviária do município.

@@@@@@@ 

Capacitação

A Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) iniciou, na última terça, a “Capacitação Continuada” para os funcionários. Com o tema "História da Casa Reviver", ministrado pela psicóloga e coordenadora geral da AATR, Érika Lopes Faria, a intenção melhorar o trabalho de equipe e integração de todas as unidades (dependentes, idosos e deficientes). 

@@@@@@@ 

O objetivo da psicanálise é fazer as pessoas felizes?

“Psicanálise não ajuda ninguém a ser feliz. Freud dizia que a psicanálise promove certa diminuição das infelicidades desnecessárias. Devemos evitar ser infelizes por razões que não valem a pena. Ao contrário dos outros animais, o ser humano leva anos pra ficar em pé, pra fazer comida e é vítima de uma conjuntura de afetos oferecidos pela família que outras espécies não têm.
E isso oferece um custo pelo qual pagamos por toda a vida, que é a neurose, que constitui parte de nossa infelicidade. Mas há uma fórmula infalível para ser feliz: duas doses diárias de heroína. Essa é a verdadeira fórmula da felicidade: heroína injetável (risos)”, Cotardo Calligaris.

@@@@@@@

Nova geração
No último domingo, 27 de setembro, O Judô Clube Cachoeiro/Ciac sagrou-se campeão da quinta etapa do Campeonato Estadual de Judô na cidade de Guarapari. O time contou com a nova geração de campeões.

@@@@@@@ 

Curtas!
+ No sábado, dia 03, o Espaço Regina Monteiro – Moda Plus Size completa um ano.
+ Também no sábado, às 14h, acontece o Grupo de Estudos da Associação Psicanalítica do Espírito Santo, no Sindicato da Saúde, em Cachoeiro.
+ Dia 17 terá mais um encontro da turma de Pós-graduação em Saúde Mental e Dependência Química no CFC Cursos, em Cachoeiro,realizado em parceria com o Crepad.
+ Que legal a iniciativa da turma que iniciou o curso de Letras em 1996 na Fafi. Estamos no WhatsApp... Rumo ao grande encontro!
+ “Mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito”, Raul Seixas do outro mundo para os candidatos a chefes do executivo no sul do Espírito Santo.
+ Até.