sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Insuportável



“A violência faz-se passar sempre por uma contra-violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia”, Jean-Paul Sartre.

É impressão minha ou as coisas, situações e pessoas estão optando pelo caos, pela doença, pela violência, por tirar a própria vida ou as dos outros? A vida como ela era não existe mais. Tudo é banal.

Déborah Pimentel, do Círculo Brasileiro de Psicanálise, resume o caminhar da humanidade:

“Houve um período em que a maioria da população era bem neurótica. Para melhor definição, histérica. Estragavam tudo no melhor da festa para dormir com um gigante sentimento de culpa, cheios de ansiedade e de tranquilizantes”.

Posteriormente, a sociedade entrou em depressão e, segundo a pesquisadora, nunca se falou tanto, e se prescreveram tantos psicofármacos para a alegria dos laboratórios. Contudo, os tempos são outros.

As manifestações psíquicas apresentam-se de forma espetaculosa, narcísica e perversa, quer no uso das drogas, no consumo exacerbado, no jogo exagerado, no uso alienante do computador, no culto ao corpo, nos transtornos alimentares, ou ainda nas transgressões e, enfim, a violência.

Pensar e discutir sobre as causas da violência é necessário. Todos sabem que a normalidade não passa de utopia e que pouquíssimos conseguem encarar, de frente, a vida como ela é. Por isso, fugir ou aniquilar quem quer que seja – até a própria mãe – seria uma via de libertação do sofrimento? Da vontade de deixar de ser um sujeito? Dói tanto assim viver a pós-modernidade? Infelizmente muitos não suportam.

O amor é insuportável em tempos de cólera. Entre os afetos, a fúria incontrolável e psicótica sobrepõe à sensatez e a barbárie é noticiada diariamente. Infelizmente.

@@@@@@@

Amme Reviver abre as portas

Com o objetivo de ajudar pessoas com a síndrome da dependência química, a “Casa Reviver”, localizada do município de Mimoso do Sul-ES, vai ampliar suas atividades. Neste sábado (26), às 9h00, a “Comunidade Terapêutica AMME REVIVER” para dependentes químicos abrirá as portas na Associação Cultural para um Mundo Melhor (AMME), no bairro de Volta Redonda, distrito de Jaciguá, em Vargem Alta-ES.
Além da unidade em Jaciguá, Ibatiba e Piúma também serão assistidas pela equipe técnica da Reviver com a implantação de comunidade para dependentes.

@@@@@@@

Bienal Rubem Braga

O encontro entre representantes da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), Editora Cachoeiro Cult, professores e pesquisadores da literatura com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura deu início à largada rumo à Bienal Rubem Braga de 2016.
A escolha de manter o evento na Praça de Fátima, previsto para o mês de maio do ano que vem, foi apresentada pela na reunião entre os agentes culturais que concordaram em manter a maior feira literária do sul do estado no centro da cidade.
Dentre as pautas, seis mesas temáticas foram, inicialmente, apresentadas, além da melhoria do espaço para lançamento dos livros dos autores de todo o Espírito Santo.

Saúde Mental e Dependência Química

Estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação em Dependência Química coordenado pela equipe técnica da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR). Aula dia 03 de outubro em Cachoeiro. Maiores informações por e-mail: casarevivermimoso@yahoo.com.br ou roneyamoraes@gmail.com.

@@@@@@@ 

Vem Viver
O sítio histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, realiza, de 25 a 27, nova edição do programa Vem Viver o Patrimônio, que é uma réplica do famoso Festival de Sanfona e Viola realizado anualmente no mês de julho, porém em versão menor, valorizando os artistas da terra e região.

@@@@@@@
Oficina

Foram cinco dias de muito aprendizado. Resta a saudade. Colunista agradece a indicação para a Oficina de Terapia Familiar e de Grupo oferecida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Habitação (Semutha), em parceria com o Centro Educacional Israel (CEI), no CRAS do bairro Zumbi.

@@@@@@@ 

Curtas!
+ Atletas do Judô Clube Cachoeiro se preparam para mais um desafio neste fim de semana.
+ Em nome da Casa Reviver deixamos nossos sinceros sentimentos aos familiares da nossa amiga e incansável colaboradora Heliane Santana.
+ “Do mesmo modo que aquele que fere ao outro fere a si próprio, aquele que cura, cura a si mesmo”, C. G. Jung.