sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Drogas: uma questão para a psicanálise


“Nunca é tarde demais para desistir e o trabalho em equipe é fundamental para o êxito no tratamento de dependentes e para prevenção”.

Não é exclusividade da pós-modernidade o consumo de exagerado de drogas. O uso de substâncias psicoativas é datado desde os primórdios da humanidade para diversos fins, inclusive para alterar a consciência na tentativa de alcançar um estado de êxtase sagrado.

Sabemos que o uso e o abuso não foram inaugurados na modernidade e nem na contemporaneidade, entretanto, assistimos ao vivo o crescimento em grande escala daqueles que sucumbem ao vício de tais substâncias, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Muitas disciplinas (medicina, sociologia, filosofia, psicologia...) têm empenhado esforços para acompanhar este fenômeno. Desde a prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao tráfico. Mas, será que os métodos atuais são suficientes? 

Nesse sentido, a psicanálise vai além das implicações comportamentais e sociais. Ela busca entender e também acolher o sujeito toxicômano e oferecer outras possibilidades, mais expansivas, mais humanas.

Desde Freud até os psicanalistas contemporâneos, o uso de substâncias químicas que alteram a percepção do indivíduo nunca foi novidade, entretanto, a reflexão acerca disso está longe de se esgotar. Por isso, a troca de conhecimentos teóricos entre os vários saberes traz elementos indispensáveis para a clínica psicanalítica.

Nunca é tarde demais para desistir e o trabalho em equipe é fundamental para o êxito no tratamento de dependentes e para prevenção. Contudo, antes, temos que capacitar a sociedade que, infelizmente, não quer abrir os olhos para uma questão tão importante e que está na nossa frente e, possivelmente, dentro de casa.


@@@@@@@

Doação de alimentos
A campanha de doação e arrecadação de alimentos realizada em prol da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) – Casa Reviver –  já começou e foi, como nos anos anteriores, acolhida pela sociedade mimosense. Nesta segunda-feira (04), abrindo o calendário de 2016, o Supermercado Garcia fez sua contribuição e entregou os alimentos na Casa Lar de Maria.

@@@@@@@

Pós
Estão abertas as inscrições para diversos cursos gratuitos de especialização, mestrado e doutorado na Fiocruz, abrangendo áreas de saúde, ciência, arte e cultura. Confira no site http://portal.fiocruz.br/

@@@@@@@
Pós II
Continuam abertas as inscrições para o curso de especialização em Saúde Mental e Dependência Química em Cachoeiro de Itapemirim. A pós em realizada no Centro de Formação Continuada (CFC) em parceria com a Casa Reviver.

@@@@@@@

Na estante:

Chuster, Soares e Trachtenberg expõem uma nova visão evolutiva da obra de Bion, abolindo a divisão didática muito utilizada que é a da obra em fases, e percorrem o trajeto do autor através dos saltos de pensamento, que o colocaram muito além de seu tempo. Bion “pensava” a sessão, por exemplo, como uma interação dialética entre analista e analisando, cujo foco é o aprendizado.

@@@@@@@ 

Logos Sul Capixaba
Chega sul do estado do Espírito Santo, em parceria com o Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Crepad), o Instituto Logos Cachoeiro. O polo vai oferecer cursos de qualificação e formação profissional em Fisioterapia e Psicanálise.
O Instituto Logos® foi fundado em 2006 com objetivos educacionais possui missão de divulgar e aprimorar o ensino e prática das terapias complementares e interativas. Possui diversos convênios nacionais e internacionais quantificando seu padrão de ensino as exigências mais modernas.

Terapias manuais

Curso de Terapias Manuais para fisioterapeutas e estudantes, em Cachoeiro. Informações (28) 99987-6607.


Formação em Psicanálise

O polo Cachoeiro do Instituto Logos traz formação em Psicanálise, com início em fevereiro de 2016, em parceria com a Casa Reviver. Os pretendentes à formação passam por um processo. O candidato a psicanalista deverá seguir o plano de formação que necessariamente inclui: análise pessoal, supervisão de casos em tratamento, seminários teóricos sobre a obra de Freud e outros autores tais como Melanie Klein, Wilfred Bion, D.Winniccott, Lacan entre outros, estudos de caso e seminários eletivos sobre autores ou temas ligados à Psicanálise. Informações pelo email psicanalisees@gmail.com ou (28) 99926-9572.

@@@@@@@

Curso para analistas didatas

A Escola Freudiana de Vitória está com inscrições abertas para o Capacitação em Análise Didática e Supervisão Clínica. O curso começa dia 30 de janeiro.

@@@@@@@

Curtas
+ 2016 é o ano da Psicanálise! Apees divulgará programação especial em comemoração aos 160 de nascimento de Sigmund Freud.
+ 12 anos do Jornal Espírito Santo de Fato nas bancas!
+ Radio Diocesana arrecada 20 mil fraldas infantis e geriátricas. Hospitais e abrigos para idosos de Cachoeiro receberam, no fim de dezembro, as doações! 
+ E as férias continuam, companheiros!
+ Até!