sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Sobre o carnaval


“Carnaval era meu, meu. No entanto, na realidade, eu dele pouco participava”, Clarice Lispector.

Qual o significado do carnaval? Carnavalizar é um estado de desordem, de subversão. Ao passarmos onze meses seguindo as regras do jogo social, o carnaval apresenta-se como uma espécie de libertação. Podemos ser aquilo que queremos. Entrar numa nova realidade.

Os problemas e dificuldades rotineiros do real podem esperar fevereiro passar, como o último carro alegórico, na avenida da vida.

No fim de semana de carnaval é permitido fantasiar. Falar mais alto. “A fantasia é um conceito desenvolvido por Freud. Ela é o substituto do que é o brincar para a criança, sendo que enquanto a criança exibe seu brinquedo, o adulto inibe suas fantasias”, segundo artigo publicado no rgpsicanalise.

Com o passar do tempo, na vida adulta, assumimos certos compromissos. Construímos uma identidade e tememos o olhar do outro. Somos cobrados o tempo todo. Mas no carnaval... A coisa muda de figura. Podemos liberar nossos mais profundos e secretos desejos.

A melhor síntese, sobre o carnaval, que encontrei foi na dissertação publicada por Raquel Gomes da Silva e Roberta Santos Gondim, sobre “O Carnaval e suas fantasias”: “(...) O carnaval provoca uma quebra na ordem social e permite inversão de papéis e valores: pobre vira rei e rainha, homem vira mulher e mulher vira homem, adultos pedem chupeta enquanto crianças se transformam em super-heróis, enfim, o carnaval é representado pela mistura de cores, classes sociais, diversão e cultura. O importante é que tudo é "permitido".

Para as psicanalistas, a fantasia atrai o olhar do outro, faz chamar atenção. Há tanto prazer e felicidade em desfrutar deste momento que desejo e realidade se misturam por isso, o inconsciente pode fluir sem ultrapassar os limites da sociedade e de nossas cobranças pessoais.

O texto diz que as fantasias carnavalescas expõem o que muitas vezes ocultamos durante a nossa vida. As máscaras tomam o lugar das nossas dissimulações sociais, pois com os adereços nos disfarçamos ou nos revelamos, podendo brincar sem medos, independente de sermos lembrados no dia seguinte.

Mas, cuidado com os exageros. Diz o senso comum que o superego é solúvel em álcool e ao renascermos das cinzas voltaremos a sambar ao som da batucada das angústias do cotidiano. Até fevereiro, é claro!

@@@@@@@ 

Nobel de Literatura

A escritora Lygia Fagundes Telles, autora de clássicos como As Meninas e Ciranda de Pedra, foi indicada ao prêmio Nobel de Literatura. O nome da autora foi encaminhado na última quarta-feira (3) pela União Brasileira de Escritores (UBE) à Academia Sueca e foi eleito por unanimidade pelos seus membros.

@@@@@@@

Justiça determina custeio
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinou que um plano de saúde custeie o tratamento de dependência química de um paciente. Ele foi internado em uma clínica especializada para tratamento psicoterápico, mas teve custeio negado pelo plano. Diante da recusa, ele ajuizou a ação com vista a obrigar o plano de saúde a cobrir o tratamento.
Evidenciado o risco irreparável que um tratamento inadequado pode ocasionar, a 1ª Câmara Cível do TJES determinou que o próprio plano de saúde fizesse a indicação de uma clínica credenciada, provendo a transferência do paciente. Por fim, o desembargador decidiu que, enquanto tal providência não for cumprida, o plano deve continuar arcando com a internação no local em que o paciente escolheu. Com informações do TJ-ES.

@@@@@@@

Curso grátis
Estão abertas até 15/02 as inscrições para o Curso de Extensão em Acessibilidade em Ambientes Culturais, promovido de forma on-line (EAD) pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC). O curso tem parceria com a UFRJ e a UFRGS. Email para contato: acessibilidadeculturalead@gmail.com.

@@@@@@@

Cursos grátis II
Cursos Abertos EaD  direcionados para a educação continuada em diversas áreas. São cursos realizados "Sem Tutoria" e o participante possui entre 30 a 60 dias (dependendo do curso) para finalizá-los. Basta acessar o link: http://ava.academico.ufrb.edu.br/.
Veja a lista:
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos;
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos;
Moodle para Professores e Tutores;
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD;
Curso Básico de Prezi;
Conferência Web da RNP.

@@@@@@@ 

Cursos grátis III
A Universidade de São Paulo (USP) oferece cinco cursos à distância gratuitos com a mesma qualidade dos cursos de nível superior e MBA, que são dados por professores da instituição. Os cursos estão vinculados ao site http://www.veduca.com.br/. contato@veduca.com.br
Confira a relação dos cursos gratuitos oferecidos pela USP:
MBA em Engenharia e Inovação;
Probabilidade e Estatística;
Física Básica;
Ciência Política;
Eletromagnetismo;
Ética.