quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Imprensados*


“Jornalismo e literatura são irmãos gêmeos que nasceram muito diferentes e que hoje são mais parecidos do que nunca”, Zuenir Ventura.

Mais que uma profissão, o jornalismo é uma cachaça. Um vício virtuoso. Um ofício com papel muitíssimo importante: informar! Debater e opinar também faz parte do pacote. Mas, o que há de tão especial neste trabalho em que a rotina passa longe e a cada dia uma nova história, um novo sabor e outros olhares são impressos (postados) toda hora, todos os dias e o tempo todo nos veículos midiáticos? Eu respondo: as pessoas que são a “ponte” entre o fato e o leitor.

Há 17 anos, um grupo de profissionais celebra a difícil arte de ser jornalista. Os “imprensados” são, na verdade, uma família. Independente do jornal, rádio ou tevê. E a festa não seria a mesma sem a anfitriã tão querida por todos, Regina Monteiro.

Se para o bom jornalista meia vírgula é letra, e de um limão sai uma limonada, a bebida e a comida, enfim, é por nossa conta. Imprensado só paga para estar junto, todo o resto é creditado no jabá. Por isso, eis que surgiu a grande ideia do convívio. Sempre nos encontramos nas trincheiras da notícia, mas, neste dia, somos a pauta.

Diferente do que se pensa o jornalista não é aquele que demonstra saber tudo, mas o que tem humildade para querer e estar sempre aprendendo algo com o outro. Sem a alteridade o que seria do jornalismo?

É no colega que encontramos refúgio. Nos companheiros que inspiramos os textos. Nos amigos que confiamos nossos segredos. É verdade. O jornalista tem seus desejos que só poderão ser revelados se quebrar a regra básica: só não vale falar mal de quem está na festa.

Termino esta singela homenagem aos colegas citando o estudante de Jornalismo, Sandro Miranda: “Ser jornalista é ser meio ator, meio médico, meio advogado, meio atleta, meio tudo. Até meio jornaleiro, às vezes. Mas, acima de tudo, é orgulhar-se da profissão e saber que, de uma forma ou de outra, todo mundo também gostaria de ser um pouquinho jornalista”.

Viva a Festa dos Imprensados!


*Editado. Publicado originalmente em 18 de dezembro de 2014.