domingo, 12 de fevereiro de 2012

Retiro com coordenador nacional



Fernando, que é assessor nacional da Pastoral da Sobriedade (D) com Dom Irineu (responsável na CNBB pela P. S.)

A coordenação da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizará de 23 a 25 de março, um retiro com a presença de Fernando Barbosa que é assessor nacional da Pastoral da Sobriedade. Fernando, que participou do último acampamento da P.S. na Canção Nova juntamente com o bispo Dom Irineu Danelon (responsável na CNBB pela Pastoral da Sobriedade) vai discutir sobre os mais diversos problemas que a sociedade vive nos dias atuais, além de abordar a dependência química.
Em entrevista a uma das afiliadas do SBT, Fernando disse que a pastoral da sobriedade é a ação da Igreja Católica em prol daquelas famílias que tem uma desestrutura por causa de dependência química.
Ele comentou ainda que quando se fala de drogas, normalmente as pessoas que tem o poder econômico um pouco superior tem a vergonha de se identificar e essa é uma preocupação para a pastoral. “É uma preocupação muito grande, as pessoas tem o medo de passar pelo primeiro passo, que é admitir”, ressalta.
O princípio do grupo de ajuda da pastoral da sobriedade, para o coordenador nacional, é o carisma. “Os agentes da pastoral da sobriedade tem que ter em primeiro lugar o carisma; o acolhimento, não importa a sua dependência, a sua situação, os agentes da pastoral da sobriedade são capacitados para acolher bem”, confirma.