sábado, 23 de agosto de 2014

Em homenagem à literatura




“Não busquemos a causa em parte alguma, senão na vontade divina” , J. Calvino, Exposição de Romanos, p. 337.

Um homem de fé. Assim será lembrado o deputado Glauber Coelho. Fé em Deus, na família, na política, nas pessoas... Na cultura! Além de outras frentes de atuação, Glauber Coelho também se fez presente ativamente na área cultural do Espírito Santo. O parlamentar cachoeirense era uma liderança em ascensão política e seu último ato, antes da licença para campanha de reeleição, mais precisamente no dia 02 de julho, em sessão solene na Assembleia Legislativa, foi prestar homenagens a 30 escritores espíritossantenses de vários municípios do Estado, com a Comenda do Mérito Legislativo Rubem Braga.

A honraria foi de iniciativa do próprio deputado para destacar o trabalho de autores nos mais diversos estilos literários como crônicas, contos, poesias, artigos, entre outros. “A comenda celebra a memória de Rubem Braga e prestigia quem se dedica, como ele se dedicou, ao ofício de escrever, que é uma vocação, uma missão. Os escritores, especialmente os capixabas, merecem esta homenagem e nosso apoio para continuarem lançando suas obras e incentivando as gerações que virão”, disse Glauber, na ocasião.

Este é um momento difícil. O que dizer, ou melhor escrever? Apenas que... Todos nós que dedicamos ao ofício estaremos sempre gratos e que seus atos, sua vida  (com toda a certeza de um homem de fé) continua a nos inspirar e surpreender.

Certa vez escrevi se há vida após a morte e que este questionamento teria encabeçado gerações de crentes e descrentes, sobretudo no que diz respeito à pergunta: “para onde vamos?”. Respondi que a lugar algum... Enquanto estivermos vivos. Uns,como o Glauber Coelho, de forma especial, conseguem deixar rastros de sua passagem por este plano. Não que haja algum esquema, testamento, inventário ou planejamento de viagem, mas são pessoas admiráveis que permanecem vivas na memória dos que ficam e em suas obras.