quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A clínica do ato


“A verdade só pode ser dita nas malhas da ficção”, Lacan.

Semanas frenéticas. Sem freio. Sem pedir licença para o corpo e mente exaustas... Eis que surge a oportunidade de relaxar. Ficar em casa sem fazer nada. Mas era dia 18. Tinha peça no teatro Rubem Braga, na verdade foi um espetáculo. Eu pensando em resolver questões da clínica, pacientes, comunidade terapêutica, artigos para revista, Associação Psicanalítica, trabalhos acadêmicos voltados para a área, estudos... Achei que só a psicanálise, do amanhecer à madrugada de leitura, seria meu destino inevitável, mas não estava escrito no inconsciente. O danado pregou-me uma peça, na verdade, sem meio que saber como, parei na porta do teatro. Atrasado cinco minutos.

No piloto automático pude perceber que eu não sabia mais o que estava fazendo. Apenas fui. E foi um ato inconsciente. Já estava marcada nas profundezas de meu aparelho psíquico a cena: eu e minhas pernas cansadas subindo a escadaria do Rubem Braga. Quando percebi estava lá, com “O Viajante” e suas histórias. Valeu. Precisava estar ali. Aliviar a tensão do trabalho. Do desgaste da viagem, dos textos densos de filosofia e teorias psicanalíticas. Só sei que meu divã foi o teatro. A clínica do ato.   

Digo que o encontro das histórias e o público foi um “ato verdadeiro” (aquilo que não é pensável sem o consentimento do sujeito. Uma escolha a favor do inconsciente, mesmo que não o saiba). Para isso, como um analista, tinha um sujeito em comum como ponte dos diálogos, o viajante.

Com uma atuação impecável de Luiz Carlos Cardoso e texto primoroso de Fernando Marques, indico a meus colegas e pacientes (como Jacques Lacan considera a psicanálise uma experiência que toca e modifica o real, a partir do gozo fixado na fantasia), portanto: vão ao teatro! Permitam-se sair da rotina e mergulhar na imitação da vida, na arte.

@@@@@@@

Sessão especial



A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) vai participar de modo especial no evento que sacudindo a cultura cachoeirense. Dentro da programação do 1º Cachoeiro Cult, a ACL fará, na próxima quarta-feira (26), uma “Sessão Especial” para entrega de prêmios e homenagens, além de abrir a 1ª Feira de Escritores Cachoeirenses, que acontece nos dias 27 e 28 na Praça Jerônimo Monteiro. A Sessão Especial acontece às 20h na sala Levino Fanzeres e será aberta ao público. Já a Feira, com participação de vários escritores locais, será aberta às 9h do dia 27 até 17h do dia 28, com entrada franca e bate-papo com escritores e amostra de livros na praça.

@@@@@@@
               
Deputado na Conferência de Educação
O deputado Rodrigo Coelho representa a Assembleia Legislativa como delegado estadual na Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). O evento, que começou na quarta-feira (19) vai até amanhã, em Brasília.

@@@@@@@ 

Festival de Artes Cênicas
A quinta edição do Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim tem valorizado o talento de artistas do município em espetáculos de teatro e de dança gratuitos, que começou na terça-feira (18) e vai até amanhã (23). O evento é uma realização da Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca), com patrocínio da Lei Rubem Braga, e levará 12 atrações a quatro pontos da cidade: Teatro Municipal Rubem Braga, Centro Cultural Nelson Sylvan, Praça de Fátima e Praça Jerônimo Monteiro.

@@@@@@@ 

Conselho de Cultura



A advogada e acadêmica Valquiria Rigon Volpato representa Cachoeiro de Itapemirim no Conselho Estadual de Cultura. Ela tomou posse na última quinta-feira (20) no Palácio Anchieta, em Vitória. A nova gestão do Conselho Estadual de Cultura vai até 2016.

@@@@@@@ 

Estado contrata temporários



Começou na terça-feira (18) o período de inscrições dos processos seletivos para contratações de profissionais, em Designação Temporária, para atuação na rede estadual de ensino. Para se inscrever, basta acessar www.educacao.es.gov.br. As inscrições serão realizadas até 17h do dia 28 de novembro.

@@@@@@@

Formação em Psicanálise
Inscrições para o curso de Formação em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise (IBP/Inape) estão abertas. Serão 20 vagas para a primeira turma presencial em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Inscrições e informações no Ed San Pablo, sala 103 ou pelos telefones (28) 99926-9572 / 99964 1271 / 99967 0510.

@@@@@@@

Pé de Serra