sábado, 8 de novembro de 2014

“Atenas” está de volta!



“Por cultura entendo a mais intensa vida interior, a de mais batalha, a de mais inquietação, a de mais ânsia”, Miguel Unamuno.

Dizem as más línguas que Cachoeiro de Itapemirim não é mais a mesma. Sou obrigado a concordar. Aqueles que alardeavam “Atenas Capixaba? Este título não serve para ser referência à cidade” caíram do cavalo, meu chapa! Aos trancos, barrancos e entraves burocráticos, somos sim a cidade da cultura. Prova disso é o I Cachoeiro Cult, com uma vasta programação musical, teatral, cinematográfica e literária reunida num só evento durante um mês inteiro. 

Meus bons companheiros... É com orgulho, sangue, suor e lágrimas de muitos que lhes digo: a “Atenas” está de volta. Com força total. Será um mês de efervescência cultural com apresentações gratuitas na “Capital da Crônica” – título recebido em 2008 carinhosamente pela Academia Brasileira de Letras.

Com isso, pego emprestadas as palavras do ator e produtor cultural Luiz Carlos Cardoso:
“Ao longo dos últimos anos, com as leis de incentivo e editais voltadas para a cultura e o surgimento de jovens artistas, algumas ações foram registradas no município. Na música, observa-se um movimento maior com grupos circulando pelo Brasil e com tours pela Europa (Amélia Barreto e Projeto Feijoada estão entre esses expoentes). No teatro, o Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória há dois anos projeta a Associação Teatral de Cachoeiro em seus 13 anos de existência, além de obras apresentadas em festivais no Chile e Portugal. Na literatura, vemos perpetuar uma tradição em manter o lirismo em criações épicas com escritores agrupados na Academia Cachoeirense de Letras, mas que se surpreende com novidades como a escritora Milena Paixão. No cinema, o novo se faz presente com jovens cineastas com filmes patrocinados pela Ancine, Petrobrás Cultural e obras exibidas até em Cannes”.

De 14 de novembro a 13 de dezembro, Cachoeiro sai da escuridão “secreta” dos porões trancafiados politicamente para a luz do mundo com as artes dos movimentos civis, independentes e organizados. Disso não tenho dúvida!

@@@@@@@

Experiência Acústica



Dia 14 de novembro a abertura do I Cachoeiro Cult será com a cantora Amélia Barreto, com participação de Rudson Costa. Às 20h na Sala Levino Fanzeres que terá, até o dia 06 de dezembro, exposição de pinturas realizadas por Rudson, das 8h às 18h.

@@@@@@@ 

Chorinho
O grupo Pó de Mico se apresenta dia 22, às 11h, na Praça Jerônimo Monteiro, como parte da programação do I Cachoeiro Cult.

@@@@@@@

Curtas



Maratona de Curtas-Metragens Cachoeirenses e bate-papo com o artista plástico e produtor cultural Diego Scarparo será no dia 24, às 19h, no Centro Cultural Nelson Sylvan. Anexo ao Centro Operário na Rua 25 de Março. Além disso, de 25 a 28 de novembro, haverá exibição de filmes indicados aos alunos do Ponto de Cultura Escola de Teatro Darlene Glória. Curadoria: professores de teatro da Escola.

@@@@@@@

Literatura



A Academia Cachoeirense de Letras (ACL), no dia 26 de novembro, realizará, na sala Levino Fanzeres no Palácio Bernadino Monteiro, um encontro de homenagem ao saudoso professor e acadêmico Wilson Lopes de Rezende, além de premiar os vencedores do IV Concurso "Claudionor Ribeiro" de Contos e abrir a 1ª Mostra Literária de Escritores Cachoeirenses que acontece nos dias 27 e 28 na Praça Jerônimo Monteiro.

@@@@@@@ 

Debates
Nos dias 03 e 04 de dezembro, respectivamente, o Centro Universitário São Camilo será palco para os debates: “O homem que representa: dramaturgia e cotidiano, ficção e realidade”, com Sara Passabon Amorim, Fernando Marques e mediação de Fábio Ferreira Brito.
Milena Paixão, Saulo Ribeiro, Marcelo Grillo e Beatriz Fraga vão refletir sobre a literatura contemporânea. Todas as mesas serão às 19h, no Auditório do São Camilo.

@@@@@@@

Lugar de poesia é na praça




A escritora Milena Paixão ministra oficina de Poesia Conceitual, dia 05 de dezembro às 16h, na Sala Levino Fanzeres. Dia 06, às 11h, na Praça Jerônimo Monteiro, é a vez do espetáculo teatral “São Pedro, os Irmãos e a Serpente” com o Grupo Vira Lata de Teatro, de Vitória. Também, no dia 06, às 20h, será realizado o Sarau “Verbo Intransitivo”, na Levino Fanzeres. Dia 13, o encerramento fica por conta da peça “Ri Quem Quer”, às 11h na Praça Jerônimo Monteiro.