sexta-feira, 24 de abril de 2015

“Casa Reviver” encerra curso de capacitação



“De todos os diagnósticos, a normalidade é o mais grave, porque ela é sem esperança”. Jacques Lacan (1901-1981).

Termina neste fim de semana o Curso de Capacitação em Dependência Química para coordenadores, funcionários, líderes, conselheiros e voluntários, promovido pela Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) em parceria com a Associação Cultural para um Mundo Melhor (Amme), na localidade de Volta Redonda, - Jacigua - Vargem Alta.

O objetivo do curso é capacitar cerca de 40 pessoas inscritas no programa para compor o quadro de funcionários da “Casa Reviver” e nas novas unidades que funcionarão em outros municípios do estado do Espírito Santo.

Técnicos de Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Piúma, Ibatiba e Vargem Alta estão inscritos na formação que terá 120 horas divididas em aulas teóricas, práticas, atividades complementares e avaliação.

O curso de formação e capacitação da Reviver é conduzido por especialistas em Saúde Mental e Dependência Química, mestres e doutores capacitados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

A finalidade é fornecer condições de aprofundamento no que diz respeito aos conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver de maneira eficaz a habilidade no planejamento, organização, supervisão e atuação nos diversos dispositivos direcionados ao acolhimento e tratamento de usuários de substâncias psicoativas.

Novas comunidades Reviver
Com o objetivo de ajudar pessoas com a síndrome da dependência química, a Casa Reviver, localizada do município de Mimoso do Sul-ES vai ampliar suas atividades. Conforme o acordo firmado entre as diretorias da Casa Reviver, Amme e prefeitura de Vargem Alta, a Comunidade Terapêutica para dependentes químicos abrirá as portas no mês de setembro nas dependências da Associação Cultural para um Mundo Melhor (Amme), na localidade de Volta Redonda. 

Além da unidade em Jaciguá, Ibatiba, Presidente Kennedy, Piúma e Marataízes também deverão ser assistidas pela equipe técnica da Reviver com a implantação de comunidades e clínica de reabilitação para dependentes.

Tratamento
A Reviver oferece tratamento para dependentes com equipe multidisciplinar capacitada. Hoje, o sítio em Mimoso, tem capacidade para 20 acolhidos que buscam deixar o vício em álcool e outras drogas e almejam mudar de vida.

O serviço em Mimoso é credenciado na Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), tendo assim, metade das vagas destinadas a quem não pode custear um tratamento. A duração do programa de reinserção social varia entre seis meses até um ano, podendo ser prorrogado, dependendo do caso.
A Casa Reviver (sítio para dependentes químicos) é administrada pela Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) que também gerencia a Casa Lar para idosos, Residência Inclusiva e Centro de Atendimento Psicossocial.

O tratamento em uma Comunidade Terapêutica é diferente de uma clínica de reabilitação, pois as atividades são baseadas em três pilares: convivência, espiritualidade e psicoterapia. Com base nisso, os homens aderem a um novo estilo de vida, sem esquecer, jamais, que continuam em estado de alerta máximo. Contudo, há esperança na perseverança.

Informações para acompanhamentos ambulatoriais, encaminhamentos e internação no (28) 3555 1475 ou 3555 0779.

@@@@@@@

Semana do Rei


As apresentações gratuitas, nos dias 24 e 25, em homenagem a Roberto Carlos continuam na cidade de Cachoeiro. Nomes conhecidos da cena musical capixaba fazem shows simultâneos  nos locais que tenham grande fluxo de pessoas ao fim do dia. Confira a programação:

Dia 24
Calçada do Teatro Municipal
17h às 19h – Apresentação de “Roberto Carlos, fora do Tom: uma homenagem ao Rei através da dança” (Livre Cia de Dança)

Praça Pedro Cuevas Junior (praça do Roberto Carlos)
17h às 19h – Apresentação da cantora Duda Felippe

Praça Jerônimo Monteiro (ponto de táxi)
17h às 19h – Apresentação do cantor Fernando Zorzal

Praça Gil Goulart (bairro Independência)
17h às 19h – Apresentação de Mc Adikto

Dia 25
Calçada do Teatro Municipal
09h às 11h – Apresentação de “Roberto Carlos, fora do Tom: uma homenagem ao Rei através da dança” (Livre Cia de Dança)

Praça Pedro Cuevas Junior (praça do Roberto Carlos)
09h às 11h – Apresentação da banda Ligação Direta

Praça Jerônimo Monteiro (ponto de táxi)
09h às 11h – Apresentação da banda 522

Praça Gil Goulart (bairro Independência)
09h às 11h – Apresentação do cantor Fábio Coelho

@@@@@@@ 
Sono e Sonhos


Estão abertas as inscrições para o Seminário “Sono e Sonhos em Psicanálise” promovido pelo Sindicato dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo – SINDPES, no dia 16 de maio, com a colaboração de Expressão da Mente - Espaço Psico-pedagógico, Escuta Terapêutica, Espaço Terapêutico Reconstrução, Unieubra, Associação Capixaba de Psicanálise (ACAP), Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (APEES) e a Rádio Sequência. Inscrições www.sindpes.com.br

@@@@@@@

Conselho tutelar
Estão abertas as inscrições para a candidatura de novos conselheiros tutelares em Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados em participar têm até dia 15 de maio para comparecer ao auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), das 13h às 16h, e fazer seu cadastro.

@@@@@@@

Curtas!
+ No Bom Gosto Sport Bar, dia 08 de maio, tem MPB da atualidade: Fábio Maurício da banda Acorde e Cante apresenta seu repertório.
+ Em comemoração aos 15 anos do Teatro Municipal Rubem Braga, o Grupo Ela apresenta a peça “Encontro das águas”, dia 28. Imperdível.
+ Equipe de comunicação do Conselho Municipal sobre Drogas de Cachoeiro (Consod) se reúne nesta sexta (24) para traçar metas de divulgação dos trabalhos das entidades. 
+ Enquanto uns trabalham outros continuam usando a política para atrapalhar quem pega o boi pelo chifre, como a Rede Amaço, quer dizer, Abraço (de urso), por exemplo!
+ Jornalista Wagner Santos faz aniversário e eu ganho presente: obra completa de Freud. Lugar de honra na estante, amigo! Valeu.
+ Fim de papo.

Impressa: