quinta-feira, 9 de abril de 2015

Do jornalismo à psicanálise



"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos sem querer". Freud.

Uma vez disse a colega Célia Ferreira que minha atual ocupação tem muita contribuição do jornalismo. Principalmente da linha de frente da pauta.

A psicanálise, método de investigação do inconsciente, assemelha-se (em tese) à investigação jornalística. O analista em sua posição e por meio da transferência busca cavar aquilo que o analisando não diz, ou seja, a racionalização do paciente está para o psicanalista assim como o que o entrevistado quer que o repórter divulgue.

Então, para um trabalho eficaz, tanto nas sessões quanto na publicação, para o bem, ou para o mal, fazemos o oposto. Todo o resto é publicidade ou mecanismo de defesa.

@@@@@@@ 

Escola de psicanálise em Cachoeiro


A Escola Freudiana de Vitória vai realizar curso é de Formação em Psicanálise em Cachoeiro de Itapemirim-ES. As aulas serão sempre no segundo sábado de cada mês de 9h às 18h, em Cachoeiro. Com início dia 11 de abril, no Centro de Formação Continuada – CFC que fica na Rua Moreira, 107, bairro Independência (próximo ao Liceu), o primeiro módulo será "Estudos em Freud I - Introdução a Epistemologia e história da psicanálise: Primeiras formulações Psicanalíticas (parte a)".
A formação é oferecida no sul do estado pela Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória (programa da Associação Capixaba de Psicanálise – Acap e credenciada no Sindicato dos Psicanalistas do Espírito Santo –Sindpes).

@@@@@@@ 

Psi (u)
Ei, você! Isso mesmo. Já pensou quem é o responsável por noventa por cento de tudo que lhe acontece? Pois é. Olhe o espelho. Os dez restantes são outros quinhentos. Colocamo-nos em enrascadas épicas só para reclamar que a situação está difícil. Não está fácil para ninguém.
Na verdade, podemos ficar doentes pela falta de “babado” em nossas “saias justas” do dia-a-dia. Tomei a liberdade em me esconder debaixo das rendas para dizer que os exageros podem nos enfraquecer mentalmente.
O que te deixa feliz ou triste? Para um bom compulsivo o resultado não importa. Se o time vence exagera na euforia. Se perde... na tristeza. O bom mesmo é ser equilibrado. Balela! Ôh, psiu? Tudo isso é muito chato. Mas conselho bom é conselho dado. 

@@@@@@@

Celebrar!


Celebrar é acolher a subjetividade das pessoas com relação ao mundo. É saber que o contato com o outro nos faz melhores e, por isso, comemoramos como nossas as vitórias de quem admiramos.
Com este conceito entro no universo “Celebrar” no meio de tanta gente que admiro. Um projeto inovador que já está dando o que falar. Bendito ou maldito (como um bom ouvidor de Sampaio) fruto. Comigo o papo é reto. Livre-se!

@@@@@@@

Onde tudo acontece: Cultura e psicanálise no século XXI


Da literatura brasileira contemporânea aos filmes de Almodóvar, Giovanna Bartucci oferece ao leitor textos preocupados em discutir a relação da psicanálise com as artes. Um livro importante para a tentativa de entendimento do nosso tempo: seus conflitos, sua potência e seu mistério. A obra reúne críticas, ensaios e entrevistas sobre temas culturais e sociais – da literatura de Bataille aos reality shows, do cinema de David Lynch ao pensamento de Richard Sennett.

@@@@@@@ 

Ordem DeMolay


Membros da Ordem DeMolay de Cachoeiro estiveram na Câmara Municipal na terça-feira (07) apresentando a entidade aos vereadores. A ordem é um grupo de jovens patrocinado e apoiado pela maçonaria desde 1919, que foi criado nos Estados Unidos e tem o objetivo de criar bons cidadãos, respeitadores das leis e que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais, de modo a se tornarem líderes e modelos para a juventude.

@@@@@@@

Grupos de estudos
Na última quarta-feira (08), a Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) promoveu estudos de casos e debate sobre a redução da maioridade penal no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sitesci), em Cachoeiro de Itapemirim. O tema, sobre redução da maioridade penal, será novamente colocado em pauta na semana do psicanalista comemorado no início de maio.

@@@@@@@

Almoço beneficente


No mês de abril, dia 12, a Associação de Apoio Terapêutico Reviver realizará um almoço beneficente para arrecadar fundos que serão destinados a manutenção das unidades da própria Associação, as Casas Lares, Sítio Reviver e Residência Inclusiva.
O evento social ocorrerá no Salão Paroquial à partir das 12h. O convite sai por R$ 20,00 e pode ser adquirido com qualquer um dos funcionários da associação ou em qualquer uma das unidades da mesma em Mimoso do Sul.
Contatos: (28) 3555-1475 ou (28) 3555 0779.

@@@@@@@

Prêmio Off Flip de Literatura
Estão abertas até 10 de abril de 2015 as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Off Flip de Literatura, que oferecerá aos vencedores R$ 26 mil no total, além de estadia em Paraty durante a FLIP, passeio de escuna e cota de livros. O sarau de premiação acontecerá no Centro Cultural SESC Paraty no dia 4 de julho, durante a Festa Literária Internacional de Paraty. Informações: www.premio-offflip.net

@@@@@@@ 

50 anos de Revista da ACL


Capa da primeira edição da Revista da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). Tradicionalmente, a circulação ocorre no ano seguinte à data da publicação. Então, em 2015, comemora-se 50 anos de circulação!

@@@@@@@

Impressa: