quinta-feira, 2 de abril de 2015

Só pode ser brincadeira



“Lugar de criança é presa na Escola (das 8h às 17h) e sendo torturada por aulas de matemática, português, ciências, música, teatro, geografia, química, física ou tomando banho de sol enquanto fazem educação física”, Sérgio Vaz.

Enquanto o congresso brinca com assunto sério lembrei quando fazia recortes na escola. Hoje, na era do estresse não há tempo para ferramentas lúdicas, quiçá algum apologista da punição extrema aos menores usar o cérebro. Pensei em voltar à infância, mas até sonhar com isso está ficando perigoso.

Li vários artigos sobre o assunto e separei alguns pontos que, acredito, serem relevantes ao assunto. Um deles é a frase do advogado Ariel de Castro Alves, membro do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e do Movimento Nacional de Direitos Humanos onde diz que “a privação de liberdade é sempre a forma mais cara de tornar as pessoas piores”.

Há um discurso de ódio presente na sociedade brasileira e, segundo a professora de Ética da Unicamp Yara Frateschi, que proferiu palestra na CPFL com o tema “Leviatã de Hobbes e as lógicas da força e da punição”, o exemplo desse ódio é manifestado na proposta da redução da maioridade penal.

Falar que é falta de informação parece ironia em tempos pós-modernos, mas filtrá-las é a questão. Pior ainda são os que se acham os donos das bolas de gude. Pensam (ou não) que prisão educa (só lá na China, literalmente).

Imaginem um adolescente na prisão. E daí? Como estão as condições dos presídios brasileiros? Alguma criança poderá aprender e se reeducar num sistema que não oferece nenhuma condição? O sujeito é preso e fica trancado por dez anos. Entra com 16 e sai com 26 graduado em 286, pós em 121, mestre em 157 e Phd em 33. Quem entra pelo canudo é o prisioneiro e toda a sociedade vai sofrer com a formatura.

Já diz a canção: “ôh, crianças! Isso é só o fim”.

@@@@@@@

Escola Freudiana em Cachoeiro



A Escola Freudiana de Vitória vai realizar curso é de Formação em Psicanálise em Cachoeiro de Itapemirim-ES. As aulas serão sempre no segundo sábado de cada mês de 9h às 18h, em Cachoeiro. Com início dia 11 de abril, Centro de Formação Continuada – CFC que fica na Rua Moreira, 107, bairro Independência (próximo ao Liceu), o primeiro módulo será "Estudos em Freud I - Introdução a Epistemologia e história da psicanálise: Primeiras formulações Psicanalíticas (parte a)". Informações (28) 99926-9572 ou pelo e-mail roneyamoraes@gmail.com.

@@@@@@@

Dia mundial do autismo
Todo dia 02 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome "oficial" do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se mais de dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.

@@@@@@@ 

Saúde do trabalhador
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais. Em Cachoeiro de Itapemirim, o regional está localizado na Rua Raolino de Oliveira, 46. Próximo ao ITA.

@@@@@@@

Grupos de estudos
Na próxima quarta-feira (08), às 19h00, a Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) promove estudos de casos e debate sobre a redução da maioridade penal no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sitesci), em Cachoeiro de Itapemirim.

@@@@@@@

Rede para peixe graúdo
Existe um programa na web bem interessante. O nome é Para Entender a Dependência. Quero iniciar, com isso, uma discussão que será desenvolvida em outras oportunidades. Pois bem, para o mal ou propósitos ocultos, os gerenciadores dos recursos estaduais para tratamento de dependentes químicos parecem que não gostam de pescar em águas profundas. Preferem gastar com iscas no próprio quintal. É correto o recurso da Rede Abraço ser destinado à Rede do Bem? Posso estar enganado, mas com 99% de chance do arpão ser certeiro, o mar das comunidades que aderiram ao programa não está para peixe.  Garanto que eles (os gestores) não sabem pegar o tubarão pelo dente. Melhor abandonar essa canoa. Maior furada!

@@@@@@@ 

Sexta-feira Santa
Na Sexta-feira Santa, medita-se o mistério da morte de Cristo, com a celebração da Paixão e adoração da Cruz. “Nos últimos instantes de vida, Jesus disse: ‘Está consumado!’. Isso significa que a obra de salvação foi realizada. Com o seu sacrifício, Jesus transformou a maior injustiça em amor maior”, explicou o Papa Francisco.

@@@@@@@

Na estante



Em 2015 comemora-se 100 anos dos "Artigos sobre metapsicologia" de Sigmund Freud. 

@@@@@@@

Impresso: