sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Plunct, Plact, Zum



"Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês", Raul.

Parem o mundo que eu quero descer. É mais ou menos este o desejo que encontro na clínica e no dia a dia. A tão famigerada "crise" global nos faz seguir pelos instintos mais primitivos: a ira. O que impede o raciocínio mínimo para uma situação adversa. O momento presente é propício para despirmos nossa máscara e causar mais danos do que possíveis e pequenas soluções. Não se desesperem. Existem coisas piores. Mas não é disso que se trata. Vamos aos mecanismos de fuga e a "nave espacial" é uma delas.

Se para o criador da Psicanálise, Sigmund Freud, existem três formas de fugirmos à realidade: a religião (fanatismo), a embriaguez (toxicomania) e a literatura (arte), fiquemos com a última, por enquanto.

Convidado por minha sobrinha a prestigiar "Um Olhar Físico sobre a Evolução da Luz", no teatro Rubem Braga, o espetáculo conseguiu minha atenção especialmente pelo bom desempenho dos protagonistas da peça e pela trilha sonora. E aumenta que isso aqui é rock and roll.

Estava na plateia observando o desempenho dos alunos do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE) que contaram a história da evolução com a finalidade de um trabalho escolar "fictício" sobre a importância da luz através dos tempos. Até aí, tudo bem... Pois os "caras" das Nações Unidas, em reconhecimento à importância das tecnologias, resolveram que 2015 seria o Ano Internacional da Luz. Disso eu já sabia, só não esperava a maneira como foi contada.

Um estalo (oi!?) quando a primeira performance teve o fundo musical "Nothing else matters", da banda Metallica. Aí, eu me reduzi ao que fui fazer lá. Ver, ouvir e, posteriormente, relatar. Um verdadeiro espetáculo. Em seguida, embebedado ao canto de músicas do Legião Urbana e Lulu Santos restou esperar (o que considerei o gran finale): a dança com o clipe "Carimbador maluco" no telão. Voltei aos tempos de criança!

Deixei as preocupações adultas lá do outro lado da rua e cantei "Plunct, Plact, Zum" como se nada mais importasse (referência à tradução do título "Nothing else matters"). Sem dúvida, neste dia, a escola me fez viajar e sentir saudades da professorinha e de meus amigos. Só isso é o bastante!

@@@@@@@ 

Lançamento
No próximo dia 28 de novembro o escritor e subsecretário de Estado de Cultura, José Roberto Santos Neves, lançará o livro "Crônicas Musicais e Recortes de Jornal" em Cachoeiro de Itapemirim, no Café Mourad’s, tradicional ponto de encontro dos escritores da cidade.

@@@@@@@

Festival de teatro
O Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim (Facci), realizado através da Lei Rubem Braga  e pela Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca), acontece neste fim de semana, de sexta (27) a domingo (29), no Centro Cultural Nelson Sylvan. A entrada será um brinquedo ou um item de higiene pessoal, que serão doados às crianças carentes no Natal.

@@@@@@@

Exposição

O fotógrafo Julio Cesar Pires estreia sua exposição "Rua" em Cachoeiro de Itapemirim. A sala Levino Fanzeres recebe as obras do artista do dia 17 de dezembro a 17 de fevereiro.

@@@@@@@

Convênio
O prefeito municipal de Vargem Alta, Cláudio Pazetto, assinou na tarde de terça-feira (24), o convênio de cooperação financeira com a Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR). O repasse objetiva atender pessoas no âmbito municipal que sejam dependentes de substâncias químicas.

@@@@@@@

Na estante:

O livro "Histeria e Gênero - Sexo como Desencontro" apresenta uma série de reflexões sobre as diferentes maneiras pelas quais desejos e identidades se enlaçam, trazendo uma leitura sobre os diálogos entre psicanálise, feminismo e estudos de gênero que aos olhos da psicanálise revelam-se mais íntimos do que se imagina. Ao complexificar as fronteiras entre individual e social, 'Histeria e Gênero' reconduz a discussão sobre sexo e gênero ao solo psicanalítico, a partir da contemporaneidade e suas tensões.

@@@@@@@

Vale cultural
O 2° Festival Cultural dos Vales e Café é um evento de música instrumental (chorinho, jazz, blues, música erudita, sanfona, viola) que acontece em Muqui nos dias 27-11 (sexta), 28-11 (sábado), 04-12 (sexta) e 13-12 (domingo). Todas as atrações acontecem no Jardim Municipal, a partir das 20h, com entrada gratuita. Além de Muqui, o Festival também passa por Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua e Mimoso do Sul.