sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A psicanálise é uma práxis



"Comentar um texto é como fazer uma análise" (LACAN, Jacques. O seminário: livro 1).

No dia 14 de março, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Sul do Estado (Sitesci), em Cachoeiro de Itapemirim-ES, aconteceu o seminário de Introdução à Psicanálise e informações sobre o Curso de Pós-graduação e Formação. Parece que foi ontem.

A formação, que é oferecida em Cachoeiro pela Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória (programa da Associação Capixaba de Psicanálise – Acap e credenciada a Comissão de Ética do Sindicato dos Psicanalistas do Espírito Santo – Sindpes), começou dia 11 de abril e termina o ano, neste sábado, com aula sobre Metodologia Científica aplicada à Psicanálise.

O ingresso ao programa sempre esteve aberto aos profissionais graduados em várias áreas do conhecimento humano, sempre com critérios estabelecidos pela Comissão de Ensino baseados no texto do próprio Freud: "A questão da análise leiga".

A Psicanálise não é uma profissão regulamentada no Brasil, por outro lado, quando o Ministério do Trabalho e Emprego reconheceu-a como ocupação, conforme CBO n.º 2515-50, houve um consenso entre as Sociedades Psicanalíticas, que, visando manter elevado o padrão intelectual de seus cursos, normatizaram que apenas seriam aceitos como alunos, pleiteantes a analistas, aqueles com graduação superior em qualquer área do saber.

A Formação em Psicanálise não é, como pode parecer a alguns, uma coisa simples. A prática está vinculada à transmissão o tempo todo. Estar em análise é condição fundamental para se tornar um analista. As escolas de formação não reconhecem profissionais da saúde, sejam eles psicólogos ou médicos, apenas com pós-graduação Lato Sensu sem as devidas formalidades do tripé analítico (há cursos excelentes de pós-graduação que exigem a prática clínica) que só é realizado numa formação que contenha a prática clínica como base fundamental. Tanto que os alunos do programa receberão dois certificados: um teórico de pós e um formal de psicanalista habilitando-o ao ofício.  

No início do ano, com os primeiros 12 módulos concluídos e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os candidatos a analistas já terminam a pós-graduação em Psicanálise reconhecida pelo MEC. Aqueles que continuarem a formação, que possui mais 18 módulos complementares, além das horas exigidas em análise pessoal, supervisão e estudos independentes (congressos, grupos, colóquios...) serão reconhecidos pela Acap, Sindpes e Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) como psicanalistas podendo pertencer ao quadro de sócios efetivos destas três instituições.

No sul do estado, o suporte de analistas cachoeirenses ligados à Associação Psicanalítica do Estado do Espírito Santo (Apees) foi fundamental para que a pós e a formação iniciasse em Cachoeiro de Itapemirim. A Escola Freudiana de Vitória desenvolve uma formação sustentada fundamentalmente na análise pessoal dos postulantes para habilitá-los à prática clínica: análise pessoal, ensino e supervisão. São os três pilares que regem as diretrizes básicas da Acap, fundamentados no tripé analítico proposto por Hanns Sachs e aprovado em uma das reuniões de quartas-feiras pelo primeiro grupo de discípulos reunidos por Freud.

De acordo com os professores, o ensino é feito através da teoria e da técnica psicanalíticas, bem como, em um estágio mais avançado, além da supervisão de casos e diálogos sobre situações clínicas que integram esse processo formador.

O cursista é estimulado a participar da vida institucional, tanto nas atividades de pesquisas científicas quanto culturais, já que se compreende a formação do psicanalista não somente como um desenvolvimento intelectual, mas, especialmente, como um crescimento emocional. Para atingir este objetivo, toda a formação busca promover uma abertura às diversas formas de pensamento e ao convívio com as diferenças.

As aulas acontecem sempre no segundo sábado de cada mês de 9h às 17h, em Cachoeiro. O primeiro encontro de 2016 acontecerá dia 13 de fevereiro no Centro de Formação Continuada – CFC que fica na Rua Moreira, 107, bairro Independência (próximo ao Liceu).

Ainda há outra possibilidade de formação com qualidade. Alguns psicanalistas, ligados à Apees, ministrarão formação pelo tradicional Instituto Logos, que desde 2006 vem atuando no ramo de educação alternativa no estado de Minas Gerais. As aulas começarão em fevereiro. É uma parceria com o Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Crepad). Os interessados em ingressar na turma poderão fazer a matrícula e assistir os seminários em Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim-ES. 

Estudantes que estiverem no último período de suas graduações (Psicologia, Pedagogia, Letras, Direito, Enfermagem, Assistência Social...) poderão iniciar o curso de formação.