quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Quem não se comunica, se trumbica!



“Não diferencio os cogumelos venenosos dos sadios, os inços das ervas curativas. Como descobrir o que mata sem morrer um pouco por vez?”, Carpinejar.

E quando alguém não consegue expressar-se? Aconteceu comigo no fim de semana. A sensação de prisioneiro do próprio corpo. Querer falar sem poder dizer nada. Num primeiro momento até a escrita foi comprometida (sempre foi). Aquela impotência nível “hard”.     

A perda temporária da sensibilidade, do ponto de vista funcional, pode derivar de diferentes transtornos musculares ou nervosos e até mesmo de problemas psicológicos. Que no meu caso, a paresia (deficiência parcial) ocasionada por níveis de ansiedade e estresse, como diz o ex-presidente Lula, “nunca visto na história desse país”.

Já alertava Lacan: “doenças são palavras não ditas”. Queria ter xingado mais, gritado mais, mandar para puta que o pariu tanta gente que esses berros ficaram entalados na garganta. As convenções sociais não me permitiram e não poderia tomar um caminho diferente, o da anestesia que são os remédios, as drogas, o pileque. Muita gente faz isso, mas não posso. Infelizmente.

Aos amigos um alerta: quem não se comunica se trumbica. Aos inimigos, um poema de Mario Quintana: “Não tenho vergonha de dizer que estou triste, não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas: estou triste por que vocês são burros e feios e não morrem nunca...”

Há mais mistérios no universo dos palavrões do que o senso comum imagina, como diz uma reportagem da Super Interessante.

@@@@@@@

Gota D'água (Chico Buarque)
Já lhe dei meu corpo, minha alegria /Já estanquei meu sangue quando fervia / Olha a voz que me resta /Olha a veia que salta / Olha a gota que falta / Pro desfecho da festa/ Por favor / Deixe em paz meu coração/ Que ele é um pote até aqui de mágoa /E qualquer desatenção, faça não / Pode ser a gota d'água...

@@@@@@@@

Ideologia em estado puro
Se por um lado a ideologia é uma atividade que estuda a formação das ideias tomando como ponto de ignição as sensações humanas em relação ao meio ambiente, por outro, ela passa a significar também o conjunto de ideias de uma época. O cinema, segundo o psicanalista esloveno, Slavoj Zizek, é a ideologia em estado puro.

@@@@@@@ 

A força

A saga "Star Wars" mostrou nesta semana toda a sua força em Hollywood na pré-estreia mundial de "Star Wars: Episódio VII – O despertar da força" com um grande tapete vermelho por onde desfilaram todas as suas estrelas. "Nos anos 1970 ninguém tinha nem ideia de que ia acontecer quando começamos a rodar o primeiro filme", lembrou Harrison Ford.
Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, destacou que "a resposta geracional em torno da saga é algo único no mundo". Também lembrou que as "mensagens universais" lançadas por essas histórias, cheias de otimismo e esperança, não são muito frequentes no cinema atual.

@@@@@@@

Só Jesus!
“Religião não é coisa de gente tonta. É coisa de gente”, pegando a chave de Mario Sergio Cortella, complemento que é coisa de gente que quer dar um significado para a vida e de gente que quer dar valor (no sentido mais capitalista e existencial possível) a ela.

@@@@@@@ 

48 horas

Nome de um filme policial dos anos de 1980, um trapaceiro, interpretado por  Eddie Murphy, burla a lei para atingir seus objetivos... O simpático personagem inspirou os brasileiros. Com manobra de aplicativos passaram por cima de decisão judicial que bloqueia o WatsApp em todo o território nacional. Viva o personagem, Reggie Hammond!

@@@@@@@

Na lista!
“Recomendo como leitura inspiradora de férias o clássico contemporâneo São Paulo: a fundação do universalismo”, Christian Ingo Lenz Dunker.

Sinopse

A partir do discurso do apóstolo Paulo, tido como o fundador do cristianismo, o filósofo Alain Badiou formula uma investigação sobre os fundamentos do universalismo. Para o intelectual francês, Paulo inaugura um novo discurso, distinto da filosofia grega e da lei dos judeus, fundado na experiência e portador de uma nova perspectiva, a universalidade.